Sargento Tânia Guerreiro: combate à pedofilia, proteção à criança

por Alex Gruba | Revisão: Ricardo Marques — publicado 22/02/2024 08h05, última modificação 29/02/2024 08h47
Atualmente filiada ao União Brasil, a vereadora recebeu 4.422 votos em 2020 para garantir seu primeiro mandato como vereadora de Curitiba.
Sargento Tânia Guerreiro: combate à pedofilia, proteção à criança

Sargento Tânia Guerreiro atuou por mais de 30 anos na Polícia Militar do Paraná. (Foto: Reprodução CMC Podcasts)

Natural de Sapopema, cidade do Norte Pioneiro do Paraná, Tânia Guerreiro veio aos 16 anos para Curitiba para realizar um sonho: ser policial. Mesmo com alguma oposição da família, a jovem Tânia chegou na capital e cumpriu seu objetivo. “Eu vim para entrar na Polícia Militar porque eu vi na televisão que ia ter concurso”, contou a vereadora, no programa Você me representa, do CMC Podcasts.

Tânia Guerreiro fez parte da primeira turma de policiais mulheres a estudar e a treinar na Academia da Polícia Militar do Paraná. Atuando no Serviço de Inteligência, passou a integrar o Movimento Nacional em Defesa da Criança Desaparecida. Ao entrar em contato com casos envolvendo o desaparecimento de crianças em todo o Brasil, passou a combater crimes de pedofilia. É justamente essa proteção à criança e ao adolescente a principal atuação da Sargento Tânia Guerreiro, tanto como policial quanto como vereadora.

Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube

Em 2020, Sargento Tânia Guerreiro foi eleita com 4.422 votos. Atualmente, está filiada ao União Brasil. Sua principal bandeira é o combate à pedofilia. “Não tem um dia da minha vida que eu não tinha casos de pedofilia”, revelou a vereadora. Segundo ela, a intenção de entrar para a política foi a necessidade de fortalecer as leis contra a pedofilia.

Na Câmara Municipal de Curitiba, a vereadora Sargento Tânia Guerreiro disse que seu objetivo é proteger as crianças e a família. Entre seus projetos, ela destacou proposições de cadastros: um de residentes de condenados judicialmente por abuso sexual contra crianças e adolescentes e outro de motoristas de transporte escolar. Ela também destacou a proposta de um cadastro de instituições religiosas, as quais, de acordo com a parlamentar, prestam um serviço essencial de apoio às famílias e às crianças. 

CMC Podcasts: o ponto de encontro dos curitibanos na internet

O CMC Podcasts é um conjunto de 14 programas produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara Municipal de Curitiba. Os podcasts marcam uma comunicação pública moderna, com foco na transparência. Além de entrevistas, como o Você me representa, há espaço para programas de debates de assuntos relevantes para a cidade. Os episódios são publicados no YouTube e no Spotify.

Assista à entrevista com a vereadora Sargento Tânia Guerreiro no Você me representa via YouTube ou Spotify.