Riad Salamuni será nome de logradouro

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h11

A Câmara Municipal aprovou nesta segunda-feira (17), por unanimidade, projeto de lei do vereador Nilton Brandão (PT), que denomina um dos logradouros públicos da Capital de Riad Salamuni. O professor, geólogo e ex-reitor da UFPR incentivou, entre suas principais iniciativas, o processo de livre escolha dos reitores nas universidades, pelos professores e funcionários. “Uma figura de tão grande destaque como foi o professor Salamuni não poderia deixar de ser homenageada pela Casa”, justificou o petista.
Diversos parlamentares se manifestaram para enaltecer a memória de Salamuni, como o vereador Angelo Batista (PP), que afirmou ser o homenageado um homem justo que estava sempre disposto a acolher os que o procuravam. Já a vereadora Roseli Isidoro (PT) comentou que o ex-reitor sempre esteve na linha de frente em todos os movimentos da UFPR, “nunca tendo medo dos enfrentamentos”.
Quebrando o protocolo, o vereador André Passos (PT) dirigiu-se diretamente ao filho do homenageado, vereador Paulo Salamuni (PMDB), para elogiar e destacar a coragem, a ética e o caráter do professor, afirmando que ele resgatou a dignidade da UFPR, ao admitir dois professores que tinham sido afastados pela ditadura. “Um deles foi minha mãe, a professora Zélia Passos”, disse.
A carreira
Riad Salamuni nasceu em Ponta Grossa, em 1927. Formado pela Universidade Federal do Paraná, fez pós-graduação nas Universidades de Miami e de Chicago, tornando-se doutor em Geologia. Foi um dos grandes nomes da Geologia do Paraná, profundo conhecedor das questões ambientais, professor e militante político, defensor dos ideais democráticos neste País. Atuou em diversas empresas, entre elas a Sanepar, Copel, Urbs, Eletrosul, Mineropar, Ouro Fino, Britanite e Coca-Cola. Prestou, ainda, serviços de assistência técnica em geologia em diversas prefeituras, como a de Apucarana, Arapongas, Francisco Beltrão, Itajaí, e Jaraguá do Sul.
Foi chefe do Departamento de Geologia da UFPR, diretor do Instituto de Geologia da UFPR, entre outras funções administrativas desempenhadas ao longo da carreira.
Membro do antigo PSB, defensor das causas dos trabalhadores, professores, servidores e alunos, iniciou o processo de democratização da universidade, sendo o primeiro reitor eleito democraticamente, fato marcante na história da instituição. Devolveu a sede aos estudantes e extinguiu a assessoria de informação naquele estabelecimento de ensino.
É considerado um dos primeiros ambientalistas do Paraná.