Presidente da Itaipu é Cidadão Honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 17/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h09

Em sessão solene realizada na noite da última sexta-feira (14), a Câmara Municipal entregou o título de Cidadão Honorário de Curitiba ao presidente da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek.
Com o Palácio Rio Branco totalmente lotado por autoridades, amigos e familiares, o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), conduziu a cerimônia ao lado do governador em exercício, desembargador Oto Luiz Sponholz; do vice-governador Orlando Pessuti; do presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Juiz Fernando Ono; do reitor da Universidade Federal do Paraná, Carlos Augusto Moreira Junior, e do presidente do Instituto Curitiba Saúde, Eduardo Mischiatti, representando o prefeito Cassio Taniguchi.
A homenagem, proposta por André Passos (PT), também contou com a presença de diversos outros vereadores curitibanos e de outras cidades do Paraná, além de deputados estaduais e federais. A escolha da data foi mais uma homenagem a Samek, que aniversaria junto com a hidrelétrica, que completou 30 anos de existência.
Dono de uma liderança nata e positiva, Samek foi considerado por André Passos “como a 21ª turbina de Itaipu”. Desta forma, o vereador sintetizou todo o dinamismo que Jorge Samek empreendeu à maior usina hidrelétrica do mundo, responsável por 2/3 do PIB nacional, com um movimento mensal superior a R$ 600 milhões em royalties e ações de respeito ao meio ambiente, reconhecidas internacionalmente.
O talento pelo diálogo político ficou, mais uma vez, evidenciado em seu discurso de agradecimento. Samek retratou as visões multifacetadas que compõem o parlamento curitibano e a contribuição dada para o exemplo de cidade que Curitiba é hoje. Definiu cidade como “um espaço de vida” e lembrou da contribuição do Legislativo para a definição da estrutura viária, organização do uso do solo e preservação ambiental.
Homenageado
Jorge Miguel Samek, que está presidindo a Itaipu Binacional a convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, nasceu em Foz do Iguaçu, em 1956, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e foi o deputado federal mais votado nas últimas eleições, com 114.663 votos.
Especialista em orçamento público e política urbana, representou Curitiba em quatro mandatos, marcando sua atuação através da Constituinte de 88 e das leis do Meio Ambiente e Taxação Progressiva de Áreas Ociosas, além da proposta de revisão do Plano Diretor.
O homenageado, que iniciou sua atuação política como líder de movimentos estudantis, ingressou no PMDB e depois de eleito transferiu-se para o PT, onde vem defendendo a sua consolidação em todas as esferas políticas. Durante a entrega do título, foi prestigiado, ainda, com a presença do presidente do partido em Curitiba, Roberto Salomão.
Samek, que tem prestado excelente folha de serviços às comunidades curitibana e paranaense, foi chefe do escritório do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas em União da Vitória e litoral. Na gestão do prefeito Roberto Requião, foi secretário de Abastecimento de Curitiba e presidente da Ceasa. Também foi responsável pela implantação do Mercadão Popular, pelos programas de compras comunitárias, Bolsa Escola, Banco do Emprego e Irmão Menor, que se tornaram referência nacional.
Em Itaipu tem gerido o interesse de todos os paranaenses e brasileiros de forma exemplar, “turbinando” o crescimento da hidrelétrica, responsável por 24% da energia nacional, e projetos sociais nos mais variados setores.