Reunião debaterá cadastro de torcedores e recursos federais

por Assessoria Comunicação publicado 04/02/2010 17h25, última modificação 28/06/2021 15h47
Coordenadores técnicos do Ministério do Esporte se reúnem nesta sexta-feira (5), às 14h30, na prefeitura de Curitiba, para discutir a lei que obriga a identificação dos torcedores e frequentadores de clubes, entidades mantenedoras e gestoras de estádios de futebol com capacidade superior a 15 mil pessoas. Também será discutido o projeto Torcida Legal, do governo federal. A lei em debate, apresentada pelos vereadores Tico Kuzma (PSB), Juliano Borghetti (PP) e Roberto Acciolli (PV), foi sancionada pelo prefeito Beto Richa no início deste ano, após aprovação no plenário da Câmara Municipal de Curitiba.
Do encontro desta quinta-feira, agendado pelo assessor especial do Ministério do Esporte, Ricardo Gomyde, participam representantes da prefeitura, os autores da lei, os presidentes do Coritiba, Atlético e Paraná, o presidente da Federação de Futebol, Hélio Cury, e o vereador Mario Celso Cunha, presidente da Comissão da Copa 2014 na Câmara .
"O encontro servirá para dar continuidade à proposta encaminhada ao ministro do Esporte, Orlando Silva, solicitando prioridade aos estádios da cidade no projeto Torcida Legal, que prevê recursos financeiros para instalação dos equipamentos, monitoramento e cadastro de torcedores em 31 estádios brasileiros", comentou Kuzma. Estão previstos investimentos de R$ 80 milhões.
Conflito
Kuzma, Borghetti e Acciolli apresentaram o projeto depois do conflito na última rodada do campeonato brasileiro de futebol, quando o Estádio Couto Pereira foi destruído pelos torcedores. O objeto da lei, segundo Kuzma, "além de identificar os vândalos, facilitando a punição, é manter o ambiente esportivo saudável para receber famílias, que não precisarão deixar de acompanhar seus times." A nova norma foi considerada pioneira pelo ministro, podendo servir de exemplo a outras cidades.