Proposto que curitibanos procurando emprego usem ônibus de graça na pandemia

por José Lázaro Jr. — publicado 27/04/2021 16h12, última modificação 27/04/2021 16h12
Durante a crise sanitária, os vereadores modificaram as sessões plenárias para privilegiar projetos e requerimentos relacionados ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.
Proposto que curitibanos procurando emprego usem ônibus de graça na pandemia

Com a pandemia, as sessões da CMC são feitas por videoconferência e exibidas nas redes socais. (Foto: CMC)

Em votação simbólica, nesta terça-feira (27), os vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovaram o envio, ao Executivo, da sugestão de ato administrativo que aconselha à prefeitura dar “passe livre” aos moradores da cidade que estejam à procura de emprego. Proposta por Éder Borges (PSD), a medida valeria somente durante o estado de emergência causado pela pandemia do coronavírus (201.00045.2021).

Para viabilizar a medida, Borges argumenta que seria necessário somente uma parceria da Urbs com a Agência do Trabalhador, para identificar os curitibanos que procuram emprego neste momento de crise. “O objetivo é prover ampla oportunidade na procura de emprego”, justifica o vereador. Nesta terça, outras três sugestões à Urbs foram aprovadas na CMC.

O vereador Leonidas Dias (SD) pede que a Urbs, responsável pelo gerenciamento do transporte coletivo em Curitiba, elabore uma norma sanitária obrigando as empresas de transporte individual por aplicativo – Uber, Cabify e similares – a fornecerem painéis de acrílico aos motoristas, separando-os dos passageiros e evitando o contágio pelo vírus causador da covid-19 (203.00203.2021). “A grande maioria dos motoristas precisou comprar esses painéis de acrílico com recursos próprios”, alerta Dias.

“Os serviços do transporte privado, como táxis e aplicativos, não pararam durante a pandemia, pois trata-se de um serviço essencial. Os motoristas, inclusive, são fundamentais neste momento crítico, transportando pacientes, familiares e profissionais da saúde para os hospitais. Eles têm dado um grande auxílio no processo de vacinação, em que diariamente idosos são levados por esses profissionais aos locais para receberem o imunizante”, justifica o vereador.

Linhas de ônibus
Também foram aprovadas pelos vereadores as sugestões de João da 5 Irmãos (PSL) para que seja ampliada a quantidade de ônibus na linha Trindade-321, “pois o trajeto do coletivo aumentou, atendendo mais pessoas, mas o número de ônibus continua o mesmo” (203.00199.2021). Já Tico Kuzma (Pros) pede a alteração do trajeto da linha Bosch-627, “para que ela passe a circular próxima ao Condomínio Barcelona Neoville, situado na rua Augustinho Brusamolin, no CIC” (203.00200.2021).

Mais requerimentos
O vereador Pier Petruzziello (PTB) pede que o Departamento da Pessoa com Deficiência, na Prefeitura de Curitiba, crie um Estúdio de Libras e Audiodescrição (203.00204.2021). “Os materiais informativos, campanhas e serviços realizados pela prefeitura necessitam ser divulgados em formato acessível, contando com janela de Libras e audiodescrição, de forma a garantir os direitos das pessoas com deficiência auditiva e visual”, justifica o parlamentar. No requerimento, Petruzziello lembra que há 20 mil pessoas surdas e 60 mil cegas ou com baixa visão vivendo em Curitiba.

Em outra sugestão ao Executivo, João da 5 Irmãos pede a ação da Prefeitura de Curitiba no bairro Uberaba, onde aponta faltar apenas 70 metros de pavimentação para entregar à comunidade uma área com Ecoponto e parque infantil em condições plenas de uso (203.00210.2021) – “já que o local passa por benfeitorias”. O trecho em questão fica na rua Olindo Caetani.