Proposta a inclusão do Sarau Periférico no Calendário Oficial de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Gabriel Kummer* — publicado 09/02/2026 14h19, última modificação 09/02/2026 14h19
Sarau Periférico integra a programação do Dia da Consciência Negra; proposta é de Giorgia Prates - Mandata Preta.
Proposta a inclusão do Sarau Periférico no Calendário Oficial de Curitiba

As duas últimas edições do Sarau Periférico foram realizadas nas Ruínas de São Francisco, no Centro Histórico de Curitiba. (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) avalia projeto de lei para reconhecer o Sarau Periférico, realizado anualmente no mês de novembro, como evento do Calendário Oficial da capital paranaense. Autora da proposta, a vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) aponta que, em 2024 e 2025, a 11ª e a 12ª edições da atividade, respectivamente, destacaram-se por ocorrer no contexto da sanção da lei 14.759/2023, que oficializou o Dia de Zumbi e da Consciência Negra como feriado nacional, em 20 de novembro.

“Nessas edições históricas, o evento resgatou as Ruínas de São Francisco como palco emblemático do hip-hop, do samba e do reggae paranaense, além de reafirmar os espaços centrais de Curitiba como territórios comuns de expressão cultural das populações periféricas da Região Metropolitana, com um público de cerca de 4.500 pessoas ao longo do dia”, afirma a parlamentar na justificativa da proposição (005.00005.2026).

Alusivo ao Dia da Consciência Negra, o Sarau Periférico é realizado pelo Centro Cultural Núcleo Periférico e reúne apresentações de artistas locais e nacionais. “O 12º Sarau Periférico contou ainda com a divulgação do Guia Curitiba, da Prefeitura de Curitiba, por meio da Fundação Cultural, evidenciando a importância do evento para a cidade e fortalecendo redes e parcerias entre coletivos culturais e movimentos sociais em pautas antirracistas”, prossegue a vereadora. 

“As próximas edições visam expandir o Sarau para bairros periféricos de Curitiba, promovendo oficinas gratuitas de capoeira, grafite, breaking, rap e cinema”, reforça Prates. Protocolado no dia 19 de janeiro, o projeto de lei agora será discutido pelas comissões temáticas da Câmara Municipal.

📌 Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC:

*Notícia revisada pelo estudante de Letras Gabriel Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques