Pronasci deve ampliar ação em mais municípios

por Assessoria Comunicação publicado 11/02/2010 17h30, última modificação 28/06/2021 16h01
O líder do PT na Câmara de Curitiba, vereador Pedro Paulo, participou, nesta semana, de reunião com gestores municipais do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O encontro foi na Secretaria de Segurança de São José dos Pinhais.
O Pronasci, lançado em 2007 pelo governo federal, garante a implementação de ações para construir novo paradigma de segurança pública, que consiste no fortalecimento institucional do Estado com ações preventivas. Dessa forma, com a nova concepção policial, a proposta é fortalecer os laços comunitários e criar condições para o acesso a políticas públicas sociais.
Além de Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Colombo, Araucária e Piraquara já executam ações do Pronasci. Pinhais e Fazenda Rio Grande devem ser incluídas no programa neste ano. Os recursos federais no ano passado totalizaram R$ 10,7 milhões.
“Além de equipar a estrutura policial e capacitar os profissionais da área de segurança, o caminho é garantir aos adolescentes e jovens, as maiores vítimas da violência, o acesso a oportunidades. Aqui está o maior mérito do Pronasci”, comentou Pedro Paulo durante a reunião com secretários.
Segundo o secretário Marcelo Jugend, da Segurança de São José dos Pinhais, “o programa realmente é o que de melhor aconteceu no Brasil para a segurança pública e sua continuidade trará resultados positivos para toda a sociedade.”
Território da Paz
Com várias ações em andamento – Gabinetes de Gestão Integrada Municipal, Mulheres da Paz, Projeto de Proteção dos Jovens em Território Vulnerável (Protejo) e Programa Esporte e Lazer da Cidade (Pelc), o Território da Paz deve ser lançado em breve na Região Metropolitana de Curitiba.
Segundo o vereador Pedro Paulo, que esteve em audiência com Ronaldo Teixeira da Silva, do Ministério da Justiça, “o lançamento do Território da Paz e a assinatura de novos convênios com os municípios serão programados para breve.” O prefeito de Pinhais, professor Luizão (PT), também acompanhou a audiência.