ProMulher de Curitiba integra rede estadual de proteção à mulher
Encontro na Alep reuniu procuradorias da mulher de 194 municípios paranaenses, além de parlamentares e especialistas. (Foto: Valdir Amaral/Alep)
A Procuradoria da Mulher (ProMulher) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) participou, na quinta-feira (8), do 6º Encontro de Procuradorias da Mulher do Paraná, realizado na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Com o tema “Fortalecimento da representatividade e proteção feminina no Legislativo”, o encontro reuniu procuradorias da mulher de 194 municípios paranaenses, além de parlamentares e especialistas, que debateram estratégias de enfrentamento à violência e a valorização da mulher na sociedade.
“Um encontro que tem a finalidade de ampliar o debate dos direitos e garantias das mulheres e também de uma troca de experiências para que nós possamos, cada vez mais, defender, com muita garra, todos os direitos das mulheres”, resumiu a vereadora Carlise Kwiatkowski (PL), procuradora da Mulher do Legislativo da capital do Paraná. A atividade - organizada pela Procuradoria da Mulher da Alep, que é liderada pela deputada estadual Cloara Pinheiro (PSD) - também teve ações de capacitação das procuradoras e buscou fortalecer as redes de proteção e as políticas públicas para as mulheres.
Em uma das atividades do encontro, os participantes conheceram mais sobre o Programa Operação Mulher Segura, promovido pelo Governo do Paraná, que possui três frentes de trabalho: preventiva, repressiva e de enfrentamento. Os dados foram apresentados pelo secretário de Segurança Pública do estado, coronel Hudson Leôncio Teixeira. Outras palestras trataram de experiências positivas que podem ser replicadas, como o Projeto Sentinela + Advocacia Vai à Escola, realizado na região do município de Palmeira.
“Quando a gente reúne tantas vozes, tantas histórias de luta e resistência, percebemos o quanto somos fortes juntas. Somos a maior rede de Procuradorias da Mulher do Brasil e é assim que trabalhamos: olhando olho no olho, acolhendo e ajudando. Onde houver uma mulher precisando de apoio, a nossa voz tem que chegar primeiro, com empatia, firmeza e muito amor”, finalizou a deputada Cloara Pinheiro.
*Com informações de Brunno Sant'Ana e assessoria da Alep.
*Fotos internas: Valdir Amaral/Alep e Brunno Sant'Ana/CMC
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba