Projeto Pulsante e empreendedores serão homenageados em solenidades

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 02/10/2023 15h45, última modificação 02/10/2023 16h13
Sessões solenes acontecem no Palácio Rio Branco dias 04 e 05 de outubro.
Projeto Pulsante e empreendedores serão homenageados em solenidades

As sessões solenes da CMC são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove duas sessões solenes, na quarta (4) e na quinta-feira (5) para homenagear, respectivamente, o “Projeto Pulsante – Não carregue o mundo nos ombros” e o Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa (MPE), também conhecido como Dia do Empreendedor. Ambas as solenidades serão transmitidas pelas redes sociais do Legislativo. 

De iniciativa de Noemia Rocha (MDB), a solene que vai homenagear o Projeto Pulsante será nesta quarta-feira, às 19h30. O requerimento que agendou o evento foi aprovado pelo plenário em 12 de setembro (061.00053.2023). Este programa é realizado em parceria com a Rede Cristã de Capelães e Capelanias na Saúde. 

Segundo a vereadora, este grupo é responsável pela chamada “escuta ativa” que leva reflexão sobre a valorização da vida. Na ocasião, serão homenageados representantes da capelania, das unidades de saúde e outras pessoas envolvidas no projeto. Também está prevista a participação da orquestra da Igreja Batista Alameda. 

Dia do Empreendedor também será homenageado pela CMC

Na quinta-feira, às 19h, será a vez de Jornalista Márcio Barros (PSD) promover uma sessão solene em homenagem ao Dia do Empreendedor. A proposição que agendou o evento foi aprovada pelos vereadores e vereadoras em 18 de setembro (061.00057.2023). São esperadas as presenças do presidente da ACP (Associação Comercial do Paraná), Antonio Gilberto Deggerone, e do diretor superintendente do Sebrae-PR, Vitor Roberto Tioqueta. Além desses convidados, diversos empreendedores da capital serão homenageados. 

A data é uma homenagem à criação do Estatuto da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, instituído pela lei federal 9.841/1999, revogada pela lei complementar 123/2006. “Para empreender é necessário vontade. Mas isso somente não basta. Precisa também ter planejamento, persistência, resiliência e tempo. Tudo isso o empreendedor encontra em si mesmo. Como vereador, a minha ação é deixar o ambiente favorável para que ele se estabeleça, é trabalhar pela desburocratização. Empreender é preciso”, disse Márcio Barros, propositor da solenidade.

Quando são realizadas as sessões solenes? 

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no 
YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aquipara ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.