Projeto protege clientes e funcionários de bancos

por Assessoria Comunicação publicado 18/08/2008 17h15, última modificação 22/06/2021 07h08
A proteção da vida de clientes e funcionários dos bancos e financeiras motiva a Câmara de Curitiba a apreciar projeto que prevê a instalação de vidros (especiais) laminados resistentes a impactos e disparos de armas de fogo nas fachadas externas e divisórias internas das unidades. O argumento para a elaboração da proposta é a crescente ocorrência de assaltos às instituições financeiras e bancárias.
Por enquanto, as agências funcionam com fachada de vidros lisos, visíveis e simples, facilitando, além da observação pelo marginal, a invasão. Ainda na maioria das vezes, existe a primeira sala sem detector de metais, levando à conclusão que não há dificuldade para quebrar as vidraças.
Segurança
“A vulnerabilidade da segurança nessas instituições compromete as pessoas, especialmente nos horários que antecedem e sucedem o período do expediente externo, naquele momento de abastecimento e retirada do dinheiro”, diz a justificativa. Para garantir a segurança, a sugestão é que os vidros especiais atendam às normas especificadas pelo Exército, que define, combinado com regras internacionais (norte-americanas), a qualidade do material. Os níveis de blindagem devem ser estabelecidos pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).