Projeto propõe uso da planta crotalária ao combate à dengue

por Assessoria Comunicação publicado 18/03/2020 14h30, última modificação 19/11/2021 07h51
Para ajudar no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, o vereador Mestre Pop (PSC) protocolou na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei que incentiva o cultivo da planta crotalária, usada como método natural de combate à doença (005.00040.2020). De acordo com Pop, a cidade de Laranjeiras do Sul (PR) já utiliza o programa há três anos e, segundo relatou em plenário, na sessão desta terça-feira (17), não há nenhum foco do mosquito transmissor registrado no município.

Conforme explicou o vereador, a planta, que possui uma flor amarela, é semeada após as colheitas “um tipo de adubação verde, típica da lavoura”, disse. Pop também contou que a planta vem ganhando espaços em residências e jardins de empresas quando se percebeu nela “uma poderosa arma biológica para controle do mosquito da dengue”. Isso porque a flor da crotalária atrai as libélulas, insetos predadores naturais do Aedes aegypt, cujas larvas se alimentam de outras, no caso, do mosquito transmissor da dengue.

Segundo texto do projeto, fica a prefeitura autorizada a promover a divulgação sobre os benefícios do plantio da crotalária nas residências, comércio, indústrias e demais áreas públicas do Município, por meio de parcerias com a iniciativa privada. Também fica a cargo do poder público a realização de campanhas educativas nas escolas municipais, além de delegado à Secretaria Municipal do Meio Ambiente o plantio de mudas da crotalária no horto municipal, para posterior distribuição à população.

“É fácil de cultivar. Pode ser cultivada dentro de casa, em vasos de flores. Pode ser plantada na beira dos canais, dos rios”, exemplificou Pop, citando o uso da planta em bairros como Rio Bonito e o Tatuquara. “Eu vou plantar, tenho um pedacinho de terrá lá em casa. Se é importante, nós vamos fazer”, parabenizou Ezequias Barros (Patriota), manifestando apoio à iniciativa.

Tramitação
Protocolado no dia 16 de março, o projeto primeiramente receberá uma instrução da Procuradoria Jurídica (Projuris), para então passar pelas comissões temáticas, nas quais poderão ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de órgãos públicos afetados por seu teor. Depois do trâmite nas comissões, a proposição estará apta para seguir para o plenário e, se aprovada, para a sanção do prefeito para se tornar lei.