Projeto pode acabar com as enchentes

por Assessoria Comunicação publicado 04/11/2004 00h00, última modificação 17/05/2021 15h51

Projeto em apreciação na Câmara de Curitiba prevê a criação do Programa de Recuperação e Preservação da Permeabilidade do Solo em Curitiba. A proposta, apresentada pelo presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), é estabelecer medidas para diminuir as áreas de solo impermeabilizado. Com a medida, pode contribuir para redução do volume de água escoado pelo sistema de drenagem, de enchentes e os gastos gerados pela sobrecarga da rede de captação de águas pluviais. O parlamentar explica, também, a possibilidade de aumentar a infiltração das águas da chuva no solo, melhorando o reabastecimento dos aqüíferos, a drenagem urbana e redução de sedimentos na rede de captação de águas pluviais.
Ao justificar sua iniciativa, Derosso explica que “o município deve atuar como agente transformador da cultura local, introduzindo conceitos de preservação ambiental, fundamentais para melhoria da qualidade vida. O incentivo ao uso de cobertura vegetal, ao invés de materiais impermeáveis em áreas externas das residências, pode significar acréscimo de área permeável em torno de 10% a 15% da área urbana, diminuindo o volume de água a ser escoado pelo sistema de drenagem”.
Impermeabilizados
O parlamentar lembra, ainda, que “as áreas internas aos terrenos de residências de edifícios, costumam ser totalmente impermeabilizadas por cerâmicas, lajotas, cimentados comuns e outros materiais, impedindo a infiltração da água da chuva e sobrecarrega o sistema de captação. Além disso, muitas calçadas, praças, locais de estacionamento aberto e outros espaços não têm canteiros capazes de absorver parte da água da chuva ou não têm calçamento adequado para essa finalidade”. A adoção da medida pode evitar todos esses problemas.