Projeto incentiva reciclagem de óleo

por Assessoria Comunicação publicado 16/07/2009 14h20, última modificação 24/06/2021 10h54
Preocupado com o bem-estar dos cidadãos, o vereador Julião Sobota (PSC) protocolou, na Câmara de Curitiba, projeto que dispõe sobre o incentivo ao tratamento e reciclagem de óleos e gorduras de origem vegetal ou animal, de uso culinário, doméstico, comercial ou industrial. "A preservação de nossos rios e do meio ambiente deve fazer parte da consciência de todo o cidadão, incentivando o desenvolvimento sustentável", justifica o parlamentar, cujo objetivo é alertar a população e o meio empresarial sobre os riscos ambientais do descarte imprudente destes dejetos na rede de esgoto, dificultando o tratamento da água e causando a poluição de rios e mananciais. A proposta de Julião é que o material a ser reciclado seja levado aos postos de coleta em escolas, hotéis, bares e restaurantes. O poder público, conforme a sugestão, ficaria responsável pelo credenciamento das empresas ou entidades interessadas em participar do programa. Também pela divulgação do serviço, conscientização da sociedade e fiscalização através dos órgãos ligados às áreas urbana e ambiental.
Emprego
"O projeto prevê uma maneira de gerar emprego àqueles com renda mensal de até dois salários mínimos e que estejam cadastradas no programa. A coleta pode proporcionar outros incentivos, como distribuição de cestas básicas e vale compras nos Armazéns da Família", enfatizou o vereador.
De acordo com Julião, a matéria visa encorajar toda a população a participar do processo de reciclagem, além de motivar os empresários do setor gastronômico a participar na coleta e reciclagem do óleo saturado. A adesão desses estabelecimentos comerciais ao programa favoreceria a exploração econômica dessa nova atividade, gerando renda desde a coleta dos óleos e gorduras até o transporte, revenda e transformação em novos materiais, como produtos detergentes. "Com esse projeto, além da preservação ambiental, pretendemos que pessoas comuns e empresas entendam ser possível fazer uso dos recursos naturais e ao mesmo tempo garantir que estas fontes não renováveis possam ser usadas de maneira adequada", complementou o parlamentar.