Projeto defende os direitos da juventude

por Assessoria Comunicação publicado 26/08/2008 17h00, última modificação 22/06/2021 07h16
A Câmara de Curitiba analisa projeto que prevê a criação do Estatuto da Juventude com a normatização de medidas e ações que contribuam ao desenvolvimento integral dos jovens com idade entre 15 e 29 anos. A idéia é que, além de atendimento prioritário nos órgãos públicos e acesso à educação gratuita, o jovem participe da formulação e avaliação das políticas públicas voltadas à juventude.
O documento defende a participação dos jovens em representações escolares e o acesso aos conselhos municipais, estaduais e federal. Entre as diretrizes do projeto estão a proteção contra qualquer forma de discriminação, acesso à cultura e à saúde e a inclusão dos temas sexualidade e abuso de álcool e drogas no currículo escolar.
Referência
O argumento para a iniciativa é que “o olhar da sociedade sobre essa juventude ainda é carregado de mitos e preconceitos. Se não nos despirmos deste modo de olhar, pouca mudança será possível. É hora de entender melhor e ouvir o que os próprios jovens querem e pensam sobre seu futuro, para a construção de um referencial de sociedade.”
“Política pública para juventude é uma política em construção que parte de mobilização nacional. É um projeto de nação, da construção do futuro e da necessidade de articular com o conceito de desenvolvimento civilizatório que aprofunde a democracia, distribua renda e encare os jovens como cidadãos capazes e detentores de direitos, portanto, protagonistas dos próprios sonhos”, conforme a proposta.
Segundo a ONU, o Brasil é o quinto país do mundo com maior percentual de jovens.