Notas de plenário

por Assessoria Comunicação publicado 27/08/2008 16h15, última modificação 22/06/2021 07h17
Desafio I
O coordenador do Programa de Extensão Ciclovia da UFPR e membro do grupo bicicletada, José Carlos Assunção Beloto, entregou aos vereadores nesta quarta-feira (27), durante a sessão plenária, o relatório do desafio intermodal, realizado no dia 28 de maio, que analisa o meio de transporte mais eficiente para atravessar a cidade em horários de pico.

Desafio II

Conforme o documento, foi possível constatar que aqueles que utilizaram bicicletas e skate tiveram um desempenho superior aos dos demais modais, como motocicleta, automóvel e táxi.

Mobilidade
Uma reflexão sobre mobilidade urbana foi defendida pelo vereador André Passos (PT). O parlamentar pretende, até o final desta legislatura, “contribuir com a elaboração de políticas de transporte e circulação que possibilitem acesso amplo e democrático, priorizando modos de transporte coletivo e não motorizados.”

Debate
Na opinião de Passos, pensar a mobilidade urbana é mais do que tratar apenas de transporte e trânsito. Para ele, entre os aspectos que merecem maior atenção, estão os investimentos públicos para o setor, utilização de combustíveis não poluentes e renováveis e redução da poluição ambiental gerada pelos veículos de transporte, incentivando outros tipos de locomoção, como a bicicleta.

Urbs
A Urbs, empresa gerenciadora do transporte coletivo de Curitiba, está sendo indagada sobre o funcionamento dos elevadores  nas estações-tubo. Quem pergunta é o vereador Manassés Oliveira (sem partido).

Informações
Em pedido de informações aprovado pelo plenário da Casa, o parlamentar  busca saber  da empresa sobre manutenção geral e condições de uso por cadeirantes. E também quantas das estações-tubo utilizadas para o transporte em ônibus Ligeirinho e pelo sistema Expresso possuem elevadores.  

Escola
Atividade prevista no calendário da Escola Municipal Duilio Calderari causou curiosidade a um dos parlamentares da Câmara de Curitiba, que requer, em pedido de informações, detalhes sobre o evento.

Preço
O motivo está no preço cobrado pela escola para que os alunos participem de uma sessão de cinema, com transporte e lanche. Como a iniciativa está inserida no calendário escolar, o Legislativo quer maiores esclarecimentos a respeito.

Psicólogo
O Dia Nacional do Psicólogo foi lembrado durante a sessão plenária  desta quarta-feira (27). A profissão, que se difunde em diversos campos de atividade, foi citada como meio de reflexão e equilíbrio em tempos de campanha política.

Destaque
Atualmente, com sua inserção na saúde pública e no âmbito escolar, o psicólogo colabora com a formação e atuação do aluno, merecendo maior destaque.