Proposta campanha antidrogas durante shows e eventos na capital
O projeto tem o objetivo de divulgar serviços de prevenção, tratamento e apoio a dependentes químicos. (Foto: Pedro Ribas/SECOM)
Campanha de conscientização e prevenção ao uso de drogas em shows, festas e eventos culturais pode virar política pública em Curitiba. A proposta, de autoria do vereador Eder Borges (PL), está em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e tem o objetivo de orientar jovens e adolescentes sobre os “riscos e consequências do uso de substâncias psicoativas ilícitas”.
A ideia é que a campanha seja realizada em eventos culturais e esportivos e, para isso, o projeto prevê que sejam distribuídos materiais informativos e mídias durante os eventos. O vereador também sugere a divulgação de serviços públicos de prevenção, tratamento e apoio a dependentes químicos e a instalação de estandes para orientar e acolher os jovens (005.00552.2025).
“A prevenção é uma das ferramentas mais eficazes no combate à dependência química e na promoção da saúde pública. Ao levar informação e orientação para espaços de entretenimento, o Município se compromete com uma abordagem preventiva, que valoriza a vida e o bem-estar da juventude”, justifica Eder Borges.
O projeto ainda autoriza que a Prefeitura firme parcerias com instituições públicas, privadas e do terceiro setor para a execução da campanha, sem gastos extras para o governo. Segundo o vereador, a proposta se apoia em diretrizes nacionais, como o Estatuto da Juventude, a Política Nacional sobre Drogas e o Sistema Único de Saúde (SUS).
O projeto de lei foi protocolado no dia 30 de julho e já está tramitando nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba. Se aprovado pelos parlamentares e sancionado pelo prefeito, o projeto entra em vigor no dia de sua publicação. Confira na imagem abaixo como é o trâmite de um projeto de lei na Câmara Municipal de Curitiba.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Julia Yamane*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
