Proposta Semana de Conscientização da Neuralgia do Trigêmeo

por Cintia Garcia*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 10/02/2026 15h21, última modificação 10/02/2026 15h21
Iniciativa de Pier Petruzziello propõe conscientizar a população sobre a intensidade da dor neuropática.
Proposta Semana de Conscientização da Neuralgia do Trigêmeo

A neuralgia do trigêmeo é uma doença neurológica e crônica que provoca dores faciais intensas. (Foto: Divulgação/Pexels)

Vereador Pier PetruzzielloCâmara Municipal de Curitiba (CMC) analisa um projeto de lei que propõe criar a Semana de Conscientização da Neuralgia do Trigêmeo, que seria realizada anualmente e coincidiria com o dia 7 de outubro. A iniciativa, de autoria do vereador Pier Petruzziello (PP), visa conscientizar a população sobre a intensidade da dor neuropática, além de divulgar informações técnicas sobre a doença neurológica e crônica.

Para a identidade visual da ações, a proposta de lei indica a cor azul-turquesa, que seria adotada para iluminar prédios e monumentos públicos municipais como forma de apoio institucional à causa. A escolha do dia 7 de outubro para coincidir com a semana municipal deve-se ao Dia Internacional de Conscientização da Neuralgia do Trigêmeo (005.00024.2026).

A justificativa da proposição explica que a neuralgia do trigêmeo "é frequentemente descrita na literatura médica como uma das piores dores que o ser humano pode experimentar, sendo historicamente conhecida como a 'doença do suicídio' devido ao intenso sofrimento físico e psicológico que impõe aos seus portadores". "Ao iluminar a cidade de azul-turquesa e debater o tema, Curitiba oferecerá visibilidade a cidadãos que, muitas vezes, sofrem isolados em suas casas", acrescenta Petruzziello.

As ações previstas poderão ser desenvolvidas com a cooperação de universidades e instituições de ensino superior, associações de classe das áreas médicas e odontológicas, organizações da sociedade civil (OSCs) e grupos de apoio a pacientes. Protocolado no dia 29 de janeiro, o projeto tramitará nas comissões temáticas da Câmara de Curitiba e só irá ao plenário após o parecer dos colegiados. Caso seja aprovada pelos vereadores e sancionada pelo prefeito, a lei entra em vigor após a sua publicação no Diário Oficial do Município (DOM).

📌 Clique na imagem abaixo para entender como funciona a tramitação de um projeto de lei na CMC: 

Boiler tramitação projetos

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.