Projeto combate a evasão escolar

por Assessoria Comunicação publicado 25/07/2008 16h45, última modificação 22/06/2021 06h43
Garantir a permanência de crianças e adolescentes nas escolas é uma das metas incluídas no projeto em apreciação na Câmara de Curitiba. A idéia faz parte da proposta de criação da Semana Municipal de Combate à Evasão Escolar. Se o documento for aprovado em plenário e sancionado pelo prefeito, a semana deve ser comemorada todos os anos,  no mês de setembro.
O programa prevê a conscientização de educadores, familiares, adolescentes e crianças da importância da educação formal, criando espaço para debate e reflexão que definam metas e caminhos para que os jovens alcancem seus objetivos profissionais.
No projeto é citada pesquisa do Ministério da Educação e Cultura, onde consta que, no Brasil, a reprovação e o abandono atingem 27% dos alunos. Esse índice seria resultado de fatores como a incapacidade das instituições de ensino em fazer o estudante progredir ou falta de estratégias. Na região sul do País, o índice de abandono fica em torno de 7% no ensino fundamental e 15% no ensino médio. Já a taxa de reprovação, cerca de 15% no ensino fundamental e 12% no médio.
Estratégias
Para reverter o quadro é proposta a criação da Semana de Combate à Evasão Escolar, com estratégias para garantir a permanência dos alunos no sistema educacional. Uma das sugestões é a conscientização da comunidade com processo de reflexão, abordando, principalmente, as causas do problema.
A iniciativa pode evitar o aumento da evasão. E, com amplo debate sobre o tema, aqueles que estão fora do ambiente escolar poderão retornar. Durante a semana, poderão ser apresentados vídeos, palestras, dinâmicas de grupo e ações de voluntariado.