Programa tem apoio da Câmara e de Sandoval

por Assessoria Comunicação publicado 28/09/2005 19h00, última modificação 01/06/2021 11h14
“A universidade é a porta do conhecimento para o ser humano. Se a universidade é a porta, a chave representa o ensino básico e fundamental. Entendo que a chave é a escola, que tem o dever de educar nossos futuros cidadãos e assim preparar o povo para abrir as portas que levam ao conhecimento mais aprofundado e, conseqüentemente, uma vida melhor para todos os membros da sociedade.”  A afirmação é do vereador José Roberto Sandoval (PSC), em seu discurso de saudação, na inauguração do Programa de Inclusão Social e Orientação Sanitária. A iniciativa é uma parceria da Universidade Uniandrade, Campus Santa Quitéria, com apoio da Câmara de Curitiba e de Sandoval.
O programa, idealizado pelo coordenador do curso de Geografia, professor Gilberto Nascimento, conta com o apoio dos acadêmicos de História e Geografia da Uniandrade e objetiva informar e educar os moradores dos bairros de Santa Quitéria e Campo Comprido sobre os problemas que mais afetam as comunidades (inclusão social e saúde). Entre as ações desenvolvidas, está o cadastramento das famílias carentes, adultos analfabetos, e  jovens e crianças para freqüentar as aulas de computação e de educação ambiental, ministradas na entidade. Oferece, ainda, curso sobre educação sexual, além de palestras sobre cidadania e  ética.
Segundo o parlamentar, a ação desenvolvida é um ato de civismo, de companheirismo para com a comunidade. “O espaço em nossa sociedade se conquista com estudo. Acredito nos jovens e digo a eles para serem corajosos e ganharem seu espaço através de estudos que são oferecidos“, disse o parlamentar, acrescentando que ele mesmo não teve a oportunidade de freqüentar uma faculdade, mas que nunca desanimou, portanto “é preciso seguir em frente e buscar o melhor nível de ensino possível”.
Na oportunidade, Sandoval agradeceu, também, ao professor Gilberto Nascimento, idealizador da iniciativa, ao Pró-Reitor José Campos de Andrade Filho e aos professores que deram condição para desenvolver o projeto, que formará alunos capacitados não só em informática, mas verdadeiros cidadãos, capazes de dar uma parcela de contribuição para a cidade. Disse sentir-se honrado em participar da iniciativa, que vai abrir as portas  para  futuras gerações e criar mais justiça social.
Participantes
Estiveram presentes ao evento a diretora administrativa da Uniandrade, Márcia Fix; o coordenador de Ciências da Computação, Erico Weissheimer, e a professora de História e Geografia Nelita Sauner.