Projeto "Tatuquara Para o Mundo" é homenageado na Câmara de Curitiba
A Delegada Tathiana Guzella entregou os Votos de Congratulações aos atletas do projeto social. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) registrou, nas sessões plenárias desta semana, quatro entregas de Votos de Congratulações e Aplausos. Na manhã desta quarta-feira (2), por exemplo, foi a vez da vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) conceder o diploma em homenagem ao projeto social “Tatuquara Para o Mundo”. “[O programa] retira crianças e adolescentes das ruas propensos à drogadição e à criminalidade, e utiliza, através das artes marciais, a possibilidade de criar perspectivas de hierarquia e disciplina”, alega a parlamentar.
Os homenageados foram o faixa preta de jiu-jitsu e treinador de MMA Roni Montrezol (077.00079.2025); o faixa preta de jiu-jitsu e muay thai Mário Souza, o “Coração Valente” (077.00077.2025); o atleta Gabriel Gadita Rodrigues, que se destaca pelo muay thai e o jiu-jitsu (077.00078.2025); a atleta Luiza Ramos, que já teve duas lutas no circuito amador e quatro lutas profissionais (077.00083.2025); o atleta Marcos Vinicius Borges Pancini, referência no MMA e no jiu-jitsu (077.00101.2025); e o atleta Kelven da Silva Gonçalves, campeão do Union Of Fight (077.00152.2025). “Vocês são exemplo de tudo que eu acredito que o jovem deva ter para ficar longe das drogas, do alcoolismo e da violência, através das artes marciais”, congratulou Tathiana Guzella.
Atleta com deficiência obtém reconhecimento da CMC
Ainda na sessão desta quarta, Leonidas Dias (Pode) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos ao atleta Erick Daniel Holm Correa da Silva, por ser “um exemplo de resiliência, inspiração e determinação”. Diagnosticado com paralisia cerebral motora, a chamada diplegia, Erik tem dificuldades de mobilidade e de equilíbrio.
Quando criança, conheceu o projeto "Pernas Para Que Te Quero", no qual voluntários se uniam para empurrar cadeirantes em corridas. “Aos poucos, Erik descobriu uma paixão: o fisiculturismo”, relatou Leonidas Dias. O esporte se transformou na sua nova vocação profissional. “Sua história é uma celebração da força humana e do poder transformador do esporte”, finalizou o autor (077.00054.2025).
Funcionário da Sanepar recebe Votos de Congratulações e Aplausos
Também na sessão desta quarta, Sidnei Toaldo (PRD) congratulou Gilmar Niel Zavatzky pelos 35 anos de atividade na Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). O vereador relatou que o homenageado passou por diversas áreas da empresa de economia mista, como nas assessoria de Novos Negócios e de Meio Ambiente.
Desde 2023, ele assessora a diretoria executiva da Sanepar. “Diante de sua trajetória, que inspira profissionalismo e dedicação, esta Casa Legislativa presta justa homenagem a Gilmar Niel Zavatzky, expressando reconhecimento por sua contribuição ao serviço público e desejando-lhe ainda mais êxito em sua caminhada”, afirmou o parlamentar (077.00138.2025).
Campeões de basquetebol recebem homenagem*
Além das homenagens desta quarta, Kalil Boabaid e Neli Nardi receberam os Votos de Congratulações e Aplausos das mãos do vereador João da 5 Irmãos (MDB), na sessão desta terça-feira (1º). Ambos são campeões nas faixas etárias 60+, 65+, 70+ e 80+, em jogo realizado no Rio Grande do Sul, pela Federação Paranaense de Basquetebol. Ex-professor universitário, Boabaid já recebeu outros prêmios importantes, sendo vice-campeão mundial na faixa etária de 80+. “Ele, praticando basquetebol, está demonstrando que a paixão pelo esporte não tem limites”, disse o parlamentar (077.00145.2025).
Nardi também já havia recebido outros grandes prêmios como o Mundial de Basquetebol Máster em Orlando, nos Estados Unidos, em 2003. "A trajetória de Neli Nardi é um exemplo de dedicação, perseverança e amor pelo esporte, refletindo não apenas sua missão na Terra, mas também o impacto positivo que ele teve na vida de muitos, sempre dando o seu melhor e contribuindo para a comunidade esportiva”, congratulou João da 5 Irmãos (077.00146.2025).
Vereadores debatem novos Votos de Congratulações
Ao longo da semana, os vereadores de Curitiba também debateram novos Votos de Congratulações e Aplausos. Com 25 votos contrários e 5 positivos, o plenário rejeitou, na sessão da última segunda-feira (31), iniciativa da Professora Angela (PSOL) para homenagear o Coletivo Juntas Paraná por fomentar a defesa de temas como o enfrentamento da violência doméstica (077.00164.2025).
Eder Borges (PL), Olimpio Araujo Junior (PL), Guilherme Kilter (Novo), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Bruno Secco (PMB), João Bettega (União), Meri Martins (Republicanos) se manifestaram contra a homenagem. O primeiro vereador acusou o coletivo de apologia às drogas e de discurso de ódio contra judeus, entre outras críticas. O segundo justificou o voto negativo às Congratulações pelo apoio à descriminalização do aborto.
“A homenagem não é ao Coletivo Juntos, é ao Coletivo Juntas”, corrigiu a autora. “O Juntas é um coletivo que existe nacionalmente e aqui no Paraná nasceu na pandemia”, citou a Professora Angela. Segundo ela, a entidade defende “o aborto legal, seguro, gratuito”, previsto em lei. Angelo Vanhoni (PT) também discutiu a iniciativa, criticando a polarização do debate. A proposta recebeu o apoio de Giorgia Prates - Mandata Preta e de Vanda de Assis, ambas do PT, e de Camilla Gonda (PSB).
>> Leia também: “Falso” voto de aplausos divide vereadores de Curitiba no 1º de abril
Na manhã da última terça-feira (1º), foi a vez da vereadora Laís Leão (PDT) defender os Votos de Congratulações e Aplausos à Organização da Sociedade Civil "Elos Invisíveis", em reconhecimento pela atuação na promoção da educação em direitos humanos e na defesa de comunidades em situação de vulnerabilidade social no Paraná e em Curitiba. “Eu sou crítica ao excesso, mas nós precisamos saber utilizar estes nossos instrumentos, e eu acredito que esta organização, a Elos Invisíveis, [...] realmente merece aplausos da nossa cidade, da nossa Câmara Municipal”, declarou. A proposição foi aprovada em votação simbólica (077.00169.2025).
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato
Revisão: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba