Profissão de criminólogo será debatida em audiência pública

por Marcio Silva | Revisão: Alex Gruba — publicado 23/05/2023 17h40, última modificação 23/05/2023 17h39
Especialistas vão discutir sobre a regulamentação da criminologia, área que estuda o fenômeno criminal, para evitar e reprimir os crimes.
Profissão de criminólogo será debatida em audiência pública

De iniciativa do vereador Ezequias Barros, evento terá sete apresentações, para trazer um panorama sobre a importância da regulamentação da atividade. (Foto: Canva)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realiza, na próxima quinta-feira (25), às 14h, audiência pública para debater sobre a regulamentação do exercício da criminologia no Brasil. A convite do vereador Ezequias Barros (PMB), especialistas na área vão discutir sobre a importância do trabalho do criminólogo, profissional que se dedica ao estudo do fenômeno criminal e pode contribuir com políticas públicas destinadas à prevenção, ao controle e à repressão de delitos, assim como auxiliar no desenvolvimento e aprimoramento científico dos métodos investigativos.

Para justificar a realização da audiência, Ezequias Barros lembra que o Brasil sofre com índices alarmantes de criminalidade, sendo necessário o estudo e a elaboração de estratégias para solucionar o problema. “Diante disso, é de extrema importância que o profissional da área, capacitado para tanto, esteja presente no desenvolvimento de estratégias e políticas mais adequadas na prevenção, na investigação criminal e na fase executória de pena”, argumenta o parlamentar.

A audiência terá sete apresentações, que trarão um panorama sobre a importância da regulamentação da atividade. A palestra “O que é a criminologia” ficará a cargo de Dennys Girardi, que é graduado em Filosofia e especializado em Ensino da Filosofia. Karla Pinhel e Núbia de Paula debaterão sobre “A importância da criminologia e seu valor benéfico para a sociedade”. Karla é professora, com ampla carreira acadêmica, e já atuou como docente na Academia Policial Militar do Guatupê. Núbia é advogada, com atuação em Direito Público, área na qual possui pós-doutorado pela PUC-Minas.

O tema “De onde vem a criminologia?” será abordado por Marco Aurélio da Silveira e Dennys Girardi. Silveira é professor de Direito Processual Penal e Criminologia da Universidade Federal do Paraná e foi coordenador do primeiro curso de Bacharelado em Criminologia do Brasil, na UniCuritiba.

Já o delegado Cristiano Quintas falará sobre a “Atuação do criminólogo nas forças policiais”. Bacharel em Direito, Quintas é delegado da Polícia Civil do Paraná e atualmente coordena o Grupo Tigre. Ele possui diversas especializações, entre elas em Direito Penal, sendo ainda professor universitário nos cursos de Direito e de Criminologia.

“Em quais locais o criminólogo pode atuar e como?”. Esse será o tema abordado pelas especialistas Karla Pinhel e Mariel Muraro. Mariel é professora universitária, advogada e pesquisadora, doutora em Direito Penal e especialista em Direito Penal e Criminologia Crítica. Ela também falará sobre “As peculiaridades e expertises da profissão”. A última palestra será ministrada por Marco Aurélio da Silveira, com o tema “Por que regulamentar a criminologia”.

O debate também será transmitido pelas redes sociais (YouTube, Facebook e Twitter) da Câmara de Curitiba. Clique aqui para saber mais sobre as audiências públicas já realizadas pela CMC em 2023.