Professora Josete defende investimentos na educação

por Assessoria Comunicação publicado 01/10/2009 17h20, última modificação 28/06/2021 06h16
Na Conferência Nacional de Educação (Conae), cuja fase final foi realizada nesta semana, no Colégio Estadual do Paraná, foi elaborada proposta que prevê aumento gradativo dos recursos destinados à educação. A ideia é ampliar os investimentos em 2% ao ano até o mínimo de 8% do PIB (Produto Interno Bruto) do Brasil  em 2011 e até 12%,  em 2014.  A informação é da vereadora Professora Josete (PT), que participou de todas as etapas das discussões em Curitiba.
Agora, todas as propostas formuladas serão encaminhadas à fase marcada para o mês que vem. As deliberações seguem à esfera federal, em Brasília, em abril de 2010.
A parlamentar apresentou o resultado das discussões na conferência no plenário da Câmara de Curitiba. A vereadora petista disse que os debates foram em torno do papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da educação nacional; financiamento da educação e controle social: democratização do acesso, permanência e sucesso escolar; formação e valorização dos profissionais da educação; justiça social, educação e trabalho e inclusão, diversidade e igualdade.
Discussões
“Todos os segmentos da sociedade participaram das discussões, com  representantes do poder público, pais e alunos e  trabalhadores em educação”. Para a Professora Josete, um dos destaques foi a discussão sobre a terminologia a ser usada para designar quem trabalha na área. Alguns usam a expressão “profissionais da educação”, mas ficou decidido que a terminologia mais apropriada seria “trabalhadores da educação”, porque é algo mais abrangente. A vereadora petista explica que essa discussão é importante para incluir na elaboração de políticas públicas para o setor os trabalhadores que não são docentes. “A educação nas escolas não é tarefa exclusiva dos professores. Quem trabalha nos setores administrativos, na merenda ou como inspetor, por exemplo, também tem função educadora e precisa ter dimensão disso, da mesma forma que o Estado deve reconhecer a importância dessas atividades para o desenvolvimento escolar.”
“Essas pessoas não devem ser meros técnicos, que não percebem o papel pedagógico que exercem na escola. Precisamos lutar muito para que sejam garantidos avanços específicos no reconhecimento e na carreira desses trabalhadores”, defende Josete.
Justiça social
A parlamentar destacou ainda as discussões em torno da justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.  “O direito à livre orientação sexual das pessoas é um debate que deve ser enfrentado pelos educadores, para que saibam lidar com essas questões na escola. Da mesma forma, o debate de gênero, a questão das cotas raciais e que todos, independente de classe social ou crença, são iguais, têm a mesma importância”, conclui  Josete.