Professora de dança da Associação Nipo-Brasileira será homenageada

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 10/10/2022 12h30, última modificação 10/10/2022 16h27
Solenidade, de iniciativa de Nori Seto (PP), ocorrerá no dia 13 de outubro.
Professora de dança da Associação Nipo-Brasileira será homenageada

As sessões solenes são realizadas no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nesta semana, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove uma sessão solene em homenagem à professora de dança Hanayagui Riyutita, da Associação Cultural e Beneficente Nipo-Brasileira da capital. A homenagem está marcada para quinta-feira (13), às 19h30. Haverá transmissão pelas redes sociais do Legislativo. 

A solenidade é uma iniciativa do gabinete parlamentar de Nori Seto (PP), conforme requerimento (061.00033.2022) aprovado pelo plenário do Legislativo na sessão do dia 14 de setembro. A homenageada, há mais de 30 anos, ensina a tradicional arte da dança japonesa na Associação Nipo-Brasileira de Curitiba.

“Esta homenagem é um reconhecimento à dedicação da professora Hanayagui Riyutita, que, há 31 anos, tem vindo de São Paulo a Curitiba para ensinar a arte da tradicional dança japonesa. Seus ensinamentos, além de serem inspiração e base para preservação e difusão da cultura nipônica, são também importantes instrumentos que contribuem com a beleza, a riqueza e a diversidade cultural de nossa cidade”, comenta o vereador.

Sessões solenes
As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana. 

Todas as sessões solenes da Câmara Municipal de Curitiba serão transmitidas pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para consultar todas as solenidades já realizadas em 2022.