Professor Wilson Picler é mais novo cidadão honorário de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 07/06/2018 21h20, última modificação 27/10/2021 08h37

Em sessão solene na noite desta quinta-feira (7), a Câmara de Vereadores entregou a Cidadania Honorária de Curitiba ao professor e empresário Wilson Picler, sócio-fundador do Grupo Uninter e ex-deputado federal. O título foi concedido por meio da lei municipal 14.338/2013, de iniciativa de Tito Zeglin (PDT). Presidido por Toninho da Farmácia (PDT), segundo vice-presidente do Legislativo, o evento foi prestigiado por diversas autoridades.

Natural de Guaíra (PR), Picler passou a infância e parte da adolescência em Maringá (PR). Ele se mudou para Curitiba para fazer o curso de Técnico em Eletrônica do antigo Centro Federal de Educação Tecnológica Federal do Paraná (Cefet-PR), atual Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Graduado em Física pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), fundou sua primeira empresa no campo da educação em 1996.

Tito Zeglin saudou o homenageado: “Já dizia Aristóteles, a grandeza não está em receber honras, e sim em merecê-las. No exercício de sua função, ele presta relevantes funções à cidade de Curitiba”. Segundo o vereador, Picler costuma afirmar que “a educação não é a preparação para a vida, e sim a própria vida acontecendo em tempo real”.

“Wilson Picler tem origem humilde. É filho de Gabriel José Picler, mecânico de automóveis, e Margareth Pereira Picler, costureira. Uma de suas características que marcam em sua personalidade arrojada é a grande capacidade criativa, empreendedora e de assumir altos riscos, aliadas a uma postura espiritualista e humanitária”, continuou Zeglin. “Me sinto muito feliz em ter apresentado o nome de Wilson Picler, [proposto] este título a um homem que está fazendo história, que vai continuar escrevendo esta história maravilhosa.”

Agradecimento
Já como cidadão honorário, Picler agradeceu o título. Ele falou da família, da vinda à capital, da formação profissional e da criação da Uninter. “Ainda podemos transformar este país pela educação, se nós recuperarmos a educação básica. É nesta idade que tem que puxar o raciocínio. O que acontece quando você submete uma criança, um adolescente, a uma educação de qualidade? Você o prepara para a universidade, para o que vem depois”, avaliou.

“Não é o Picler que é diferente, é a escola que o Wilson Picler estudou que fez a diferença [Cefet-PR], na cidade de Curitiba. E onde estão as melhores escolas do Brasil? Na cidade de Curitiba”, acrescentou. Sobre a política brasileira, ele opinou que “neste modelo de Venezuela não acreditamos mais. Vamos buscar outro modelo. Temos 14 milhões de desempregados. O modelo está errado”.

Acompanharam a entrega da honraria os vereadores Katia Dittrich (SD) e Professor Silberto (MDB), o deputado federal Fernando Francischini (PSL-PR), o deputado estadual Ney Leprevost (PSD) e os ex-vereadores Jorge Bernardi (Rede) e Pedro Paulo (PDT), dentre outras autoridades. Compuseram a mesa da solenidade, além de Zeglin, Toninho, Picler e Francischini: Santin Roveda, prefeito de União da Vitória (PR); o tenente coronel Wanderley Rothenburg, representando o chefe do Estado Maior da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), coronel Antônio Zanatta Neto; e João Krainski Neto, do Grande Oriente do Paraná.

Mais fotos do evento no Flickr da Câmara de Curitiba.