Professor Ênio José de Carvalho recebe cidadania de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 27/11/2014 22h40, última modificação 28/09/2021 07h28
Em sessão solene realizada nesta quinta-feira (27), na Câmara Municipal, o professor Ênio José Coimbra de Carvalho recebeu o título de cidadão honorário de Curitiba. A homenagem foi proposta pelo vereador Helio Wirbiski (PPS) e oficializada por meio da lei 14.468/2014. A sessão foi dirigida pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV), e acompanhada por familiares, amigos e alunos do homenageado.

Em seu discurso, Wirbiski destacou o currículo de Ênio e suas contribuições para a cultura paranaense, seja como ator ou professor na Faculdade de Artes do Paraná (FAP). “Ele nasceu em Porto Alegre, mas dede 1972 adotou nossa cidade como sua e desde então desenvolve projetos artísticos para jovens adultos. Concentrou-se em três áreas: artes cênicas, filosofia e religião”, descreveu.

O parlamentar também falou sobre a cooperação do homenageado para a fundação do
Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, na década de 60, e da Faculdade Dr. Leocádio José Correia (Falec), nos anos 2000. “O lar, desde sua criação, já atendeu milhares de crianças e famílias em situação de risco por meio de contraturno escolar. Atualmente, recebe cerca de 400 alunos”. Sobre a faculdade, Helio Wirbiski informou que é dirigida por Ênio, que “inovou ao criar o curso de pós-graduação em Teologia Espírita”.

Após receber o título, Ênio Carvalho rememorou os anos vividos em Curitiba, sua vida artística, bem como dos estudos espíritas e de filosofia. “Participei de peças e filmes censurados no governo militar e tive o prazer de atuar na primeira novela brasileira com conteúdo educativo, Meu Pedacinho de Chão”, contou. Por fim, ele agradeceu a homenagem e se emocionou ao declamar o poema “Cantiga de Recordar, de Helena Kolody.

Congratulações
 
Presente à sessão, o presidente do Lar Escola Dr. Leocádio José Correia, Maury Rodrigues da Cruz, também foi homenageado por Wirbiski, que lhe entregou votos de congratulações e apĺausos pelos 50 anos de fundação da instituição. O lar, que funciona no bairro Santa Cândida, atende de forma gratuita e em regime integral crianças de famílias de baixa renda.

Segundo Maury Rodrigues da Cruz, o projeto político-pedagógico da instituição é fundamentado em “princípios doutrinários espíritas, que visam auxiliar no desenvolvimento cognitivo, afetivo e psicomotor dos alunos, concorrendo para a maior eficiência do processo educativo”.

O vereador Valdemir Soares (PRB) também participou da sessão solene.