Professor Dotti recebe título nesta terça

por Assessoria Comunicação publicado 28/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h55

“É fácil falar sobre o professor René Dotti, porque é fácil falar de quem muito faz e muito estuda e, não só como cultor e batalhador do Direito, mas como cidadão, com sua visão humanista, defende o interesse público e os menos favorecidos.” A afirmação é da vereadora Julieta Reis (PFL), autora da proposta que prevê o título de Vulto Emérito ao professor, que será entregue nesta terça-feira (29), em sessão solene, às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
“Quem o conhece, em especial os que com ele conviveram, inclusive nos bancos escolares, sabem que o mestre sempre avança sobre questões da maior complexidade com tranqüilidade e segurança”, acrescenta a parlamentar, destacando algumas das atividades exercidas pelo homenageado.
René Ariel Dotti é professor titular da Universidade Federal do Paraná e membro do Conselho Diretor da Associação Internacional de Direito Penal. Em seus extenso currículo consta, ainda, participação na Sociedade Mexicana de Criminologia, Comissão de Revisão dos anteprojetos de reforma setorial do Código de Processo Penal, Comissão para reforma dos sistema eleitoral, Comissão para elaboração do anteprojeto do Código Penal e Comissão instituída pelo Ministério da Justiça para realizar avaliações dos juizados especiais, para apresentação de propostas de iniciativas legislativas e ações governamentais.
Detentor de prêmios no Brasil e no exterior, Dotti também é autor de diversas obras, publicadas desde 1978, entre elas “A proteção penal do meio ambiente”, “ A reforma penal e penitenciária” e “Casos criminais célebres”, de 1998, além de ter participado de conferências em diversos países do mundo. Já respondeu pela Secretaria da Cultura do Paraná e presidiu o Conselho Nacional da Política Criminal e Penitenciária, sendo, ainda, membro da Academia Brasileira de Direito Criminal, Academia Paranaense de Letras e Academia Paranaense de Letras Jurídicas.
Quando da aprovação da proposta de homenagem, por unanimidade, o professor foi lembrado como “estudioso, didata de escola de alta qualidade e grande exemplo de persistência, competência e pertinácia, cujo talento enobrece não só a vida acadêmica, como também as lides culturais, expandindo suas virtudes para todo o Brasil”.