Procuradora da Mulher anuncia biblioteca na Câmara de Curitiba

por Pietra Hara, especial para a CMC* — publicado 24/02/2025 17h50, última modificação 24/02/2025 17h50
Espaço contará com acervo sobre direitos das mulheres e políticas públicas para a fundamentação de projetos de lei.
Procuradora da Mulher anuncia biblioteca na Câmara de Curitiba

Carlise Kwiatkowski anuncia parceria com o Senado Federal para biblioteca na Procuradoria da Mulher. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) receberá, em breve, uma biblioteca com livros sobre direitos das mulheres, história do voto feminino e combate à violência doméstica. O anúncio foi feito pela vereadora e procuradora da mulher, Carlise Kwiatkowski (PL) durante o pequeno expediente desta segunda-feira (24). O espaço também contará com materiais em braile, fornecidos pelo Senado Federal, garantindo acessibilidade na biblioteca.

O espaço será composto por livros publicados pelo Senado Federal, abordando temas como participação feminina na política e direitos das mulheres em situação de vulnerabilidade. A iniciativa busca transformar a Procuradoria da Mulher em um centro ativo de fiscalização e promoção de políticas públicas. "Queremos que a procuradoria desta casa não seja apenas um espaço de escutas de dor e de abusos de violência, mas um verdadeiro meio de fiscalização e promoção de políticas públicas que incentivem as mulheres a ocupar o seu lugar de forma harmônica na sociedade", afirmou a vereadora.

Procuradora da Mulher comenta sobre viagem à Brasília

Carlise Kwiatkowski também relatou no pequeno expediente sua recente viagem à Brasília, ocorrida entre os dias 20 e 21 de fevereiro. A vereadora foi convidada a participar de uma visita técnica à Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados e à Procuradoria da Mulher do Senado. "Fiquei extremamente satisfeita ao perceber que nossas expectativas e objetivos estão alinhados", disse.

Além disso, a procuradora divulgou para as demais vereadoras do Legislativo de Curitiba um encontro nacional de procuradoras da mulher, que acontecerá no dia 25 de março, em Brasília. "Fui informada que seremos convidadas para um curso de capacitação promovido pelo Senado, exclusivo para vereadoras, garantindo que todas tenham oportunidade de contribuir para uma política ainda mais justa", destacou Carlise.

 Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara**, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Michelle Stival
Edição: José Lázaro Jr.