Presidente da Itaipu será cidadão curitibano

por Assessoria Comunicação publicado 13/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h06

O presidente da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, será homenageado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A sessão solene, proposta pelo vereador André Passos (PT), será nesta sexta-feira (14), às 20h, no plenário do Palácio Rio Branco.
Samek, nascido em Foz do Iguaçu, em 1956, é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Nas últimas eleições foi o deputado federal mais votado por Curitiba e região, com 114.663 votos. A convite do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, assumiu a diretoria-geral brasileira da maior usina hidrelétrica do mundo, responsável atualmente pela produção de 25% da energia consumida no Brasil (movimenta 2/3 do PIB nacional) e 95% da energia consumida no Paraguai.
Atuação
O homenageado iniciou sua atuação política como líder de movimento estudantil. Foi chefe do escritório do Instituto de Terras, Cartografia e Florestas (ITCF) de União da Vitória (1979) e do litoral paranaense (1981). Segundo André Passos, “seu trabalho em defesa da Mata Atlântica ajudou a garantir a demarcação do Parque Estadual Pico do Marumby”.
“Ele esteve na linha de frente na luta pelo resgate, para o domínio do Paraná, da Ilha do Superagüi, mais tarde intitulada pela Unesco sítio do Patrimônio Natural da Humanidade”, aponta o parlamentar petista. Atuou, ainda, como chefe de gabinete da Secretaria de Agricultura, no governo José Richa, quando ajudou a desenvolver programa revolucionário de microbacias e manejo integrado dos solos, manejo integrado de pragas, uso adequado de agrotóxicos e políticas exemplares de abastecimento e segurança alimentar.
Projetos
Foi secretário de Abastecimento de Curitiba e presidente da Ceasa (1985-1988), na gestão do então prefeito Roberto Requião, hoje governador. Implantou o Mercadão Popular (que vende alimentos mais baratos para a população carente), o programa de compras comunitárias e o projeto Irmão Menor, entre outros, que se tornaram referência nacional.
Eleito vereador em Curitiba em 1988 pelo PMDB, filiou-se ao PT dois anos depois e foi reeleito para outros três mandatos consecutivos. É autor da Lei Municipal do Meio Ambiente de Curitiba e da Lei de Taxação Progressiva de Áreas Ociosas e da proposta de revisão do Plano Diretor. Além disso, Samek é especialista em orçamento público e em política urbana. Em 94, foi candidato a governador e, no ano seguinte, eleito presidente do PT paranaense, quando se empenhou para consolidar o partido em mais de 250 municípios.