Bairro Alto ganhará Largo dos Colonizadores

por Assessoria Comunicação publicado 13/05/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 14h05

Um resgate à história de Curitiba é o que representa o “Largo dos Colonizadores”, que será inaugurado neste sábado (15), às 9h, no Bairro Alto. Idealizado pelo vereador Jair Cézar (PTB), o espaço é uma homenagem aos primeiros colonizadores, que se estabeleceram às margens do Rio Atuba em busca de ouro e formaram o embrião do arraial que deu origem à Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, hoje Curitiba.
Construído entre as ruas Antônio Cândido Cavalim, Percy Feliciano de Castilho e Pedro Eloy de Souza, o Largo abrigará também um monumento em homenagem ao cacique Tindiqüera e aos mais antigos moradores do bairro. Além da estátua que representa o chefe da tribo Tingui, 15 placas serão instaladas no local, identificando as 320 famílias pioneiras que ajudaram a transformar a região.
Segundo Jair Cézar, o espaço tem um importante valor histórico e cultural para a cidade, pois situa-se no caminho percorrido pelos colonizadores em direção ao centro de Curitiba, guiados pelo cacique Tindiqüera, para estabelecer o núcleo definitivo da cidade. Também é uma forma de marcar a presença das famílias que ajudaram a construir o Bairro Alto. “Tal como os primeiros homens brancos que aqui chegaram, muitos também acreditaram no Bairro Alto. Eles foram corajosos em permanecer num lugar sem recursos e sem infra-estrutura e merecem nosso reconhecimento, pois participaram do processo de transformação do bairro”, destaca o vereador. Estas transformações estarão sendo mostradas na exposição fotográfica itinerante, que reúne mais de 1.500 fotos do Bairro ontem e hoje.
A história dos colonizadores inspirou, inclusive, a criação de uma música que narra a trajetória dos homens pioneiros, a “Canção do Bairro Alto”, editada em CD, que será um dos presentes que os moradores receberão durante o evento. Também inspirou a criação de seis painéis pintados pelo artista Pedro Dangui, que retratam trechos da passagem dos colonizadores pelo bairro.
Para Jair Cézar, o Largo representa um complemento à Vilinha do Atuba, local onde hoje está instalado o Parque da Vilinha e que futuramente abrigará um Centro Cultural. “Muitas pessoas desconhecem que Curitiba nasceu no Bairro Alto e a criação do Largo dos Colonizadores, aliado ao Centro Cultural da Vilinha, irá contribuir para resgatar esta importante passagem da história de nossa cidade e também do bairro”, salienta o vereador. Ele destaca ainda ter expectativas de que, com esta obra e a conclusão do Centro Cultural, o Bairro Alto seja dotado de pontos que possam entrar no roteiro turístico da cidade.
“Não adianta apenas a realização de obras de infra-estrutura básica. Temos que proporcionar aos moradores de Curitiba também o acesso às informações que fazem parte da nossa história e da nossa cultura, mostrar as formas de vivenciar o espaço onde residem, promovendo assim o encontro do passado com o presente”, complementa o vereador.
A festa contará ainda com um show da dupla Willian e Renan, às 10h, e com a presença do prefeito Cassio Taniguchi, que fará a entrega oficial do Largo dos Colonizadores à comunidade, às 11h.


Serviço: Inauguração do Largo dos Colonizadores
Local: Esquina das ruas Antônio Cândido Cavalim, Percy Feliciano de Castilho e Pedro Eloy de Souza, no Bairro Alto.
Horário: a partir das 9h