Prêmio Pablo Neruda destaca 18 pessoas pela defesa dos Direitos Humanos

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2019 10h40, última modificação 12/11/2021 07h51

Em comemoração ao Dia Internacional dos Direitos Humanos, celebrado em 10 de dezembro, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) entregou nesta data, em sessão solene, o Prêmio Pablo Neruda. Realizada no prédio histórico do Legislativo, quem coordenou a solenidade no Palácio Rio Branco foi Tito Zeglin (PDT), primeiro vice-presidente da CMC. Foram homenageadas 18 pessoas e entidades sociais, aprovadas em plenário em setembro (107.00001.2019)

- Confira aqui a transmissão ao vivo da sessão solene e a cobertura fotográfica completa

O Prêmio Pablo Neruda de Direitos Humanos é entregue pelo Legislativo há 14 anos, desde a instituição da lei municipal 11.258/2004. A regulamentação foi substituída recentemente, quando a lei complementar 109/2018 unificou as homenagens da CMC. O objetivo da homenagem é destacar personalidades e organizações sem fins lucrativos reconhecidas pela luta à liberdade, democracia e justiça social.

À frente da recepção dos homenageados, a vereadora Noemia Rocha (MDB) destacou que eles foram escolhidos com muito critério e respeito pelo trabalho individual desenvolvido por cada um. “Quem está aqui representa uma parcela de pessoas que batalha todos os dias contra o preconceito, contra a violência, contra mensagens de intolerância e o ódio enviadas por uma sociedade que é regida, muitas vezes, pelo medo”, disse ela. “Vocês são os heróis em busca de um presente melhor que apostam na prospecção de boas novas”.

“Os direitos humanos são aqueles que se têm pelo simples fato de ser humano. O direito de ser livre, o de se expressar e de ser tratado como igual. São direitos aplicados a todos e em qualquer lugar”, afirmou Noemia Rocha, lembrando dos 30 direitos contidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos. Citando exemplos de violação desses direitos, ela lembrou das mulheres vítimas de violência. “De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, a cada 4 minutos, uma mulher é agredida. 145 mil casos de violência foram registrados só no ano passado em nosso país”, disse. “Que a sessão solene não seja somente uma premiação, mas uma reflexão para novas práticas diárias de respeito”.

Agradecimento
O advogado Elias Mattar Assad agradeceu em nome dos homenageados. Ele enalteceu a figura do poeta Pablo Neruda, que nomina o prêmio e agradeceu à vereadora Julieta Reis (DEM), que propôs seu nome ao prêmio. “A vereadora é uma ferrenha defensora da cultura local”, afirmou. Para o advogado, se Curitiba é considerada uma cidade de primeiro mundo dentro do Brasil, ser vereador por Curitiba é uma honra duplicada. Então ser homenageado por vocês é uma tríplice honra”.

Assad lembrou que as duas Guerras Mundiais ensejaram a criação da Organização das Nações Unidas (ONU), criada para aproximar os diversos povos do mundo. A ideia era que, a partir de um legado de paz, acontecesse uma fraterna convivência entre os seres humanos. Diz o homenageado que a ONU foi responsável pela criação da Declaração dos Direitos Humanos, “um compromisso irrevogável com os valores que inspiraram sua elaboração”. De acordo com ele, as personalidades homenageadas nesse evento possuem uma trajetória honrosa e relevante no que diz respeito aos direitos e garantias fundamentais, sua difusão e seu culto.

Indicações
Receberam a distinção em 2019 a Associação Menonita de Assistência Social por indicação de Tito Zeglin, do PDT), Amilto Justus (Fabiane Rosa, DC), Andrea Oliveira Carneiro (Ezequias Barros, Patriota), Carlos Antônio Riedi (Alex Rato, PSD), Centro Evangelístico e Base Missionária Rocha Viva (Maria Manfron, PP), Centro Redentorista de Ação Social (Tico Kuzma, Pros), Cinthia Maria Mattar Bernardelli Dias (Osias Moraes, Republicanos), Daisy Maria Napoli (Katia Dittrich, Solidariedade), Darkles Guimarães de Oliveira Oscalino do Povo, Pode), Edson Ferreira de Araújo (Bruno Pessuti, PSD), Elias Mattar Assad (Julieta Reis, DEM), Fernanda Rodrigues (Pier Petruzziello, PTB), Dom Francisco Cota de Oliveira (Marcos Vieira, PDT), Genezio Dias de Oliveira (Noemia Rocha, MDB), Nelson Scarpim Junior (Zezinho Sabará, PDT), Nilton Ribeiro de Souza (Cristiano Santos, PV), Pe. Renaldo Amauri Lopes (Mestre Pop, PSC) e o reitor da Universidade Federal do Paraná, Ricardo Marcelo Fonseca (Professor Matsuda, PDT, ex-vereador).

Além dos vereadores e homenageados, estiveram na solenidade Emanuel Assad Guimarães, representando o presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Adalberto Jorge Xisto Pereira, o coronel Edmar Cordeiro, representando o comandante da 5ª Divisão de Exército, general de Divisão Carlos José Assumpção Penteado e Regina Bley, representando o secretário estaduaal da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.