Prédio administrativo da CMC terá nova pintura antipichação

por José Lazaro Jr. — publicado 23/07/2020 05h50, última modificação 28/07/2020 12h36
Prédio administrativo da CMC terá nova pintura antipichação

Muros do Anexo 3 tinham pichações e rachaduras, que serão corrigidas com nova pintura. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Começou nesta semana (20) a nova fase do programa de revitalização da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), com o início da pintura do Anexo 3, que reúne a maior parte dos setores administrativos do Legislativo. Trata-se do terreno em frente ao Palácio Rio Branco, entre a Travessa da Lapa e a rua Barão do Rio Branco, ladeado pela avenida Visconde de Guarapuava. Os muros externos receberão tinta especial, do tipo antipichação, que facilita a retirada das marcas de spray. “É um patrimônio público, tem que cuidar. E a tinta antipichação é uma inovação da gestão, que alonga o custo-benefício da obra”, comenta o diretor-geral da CMC, Daniel Dallagnol.


“É a contribuição da CMC para os programas de embelezamento da cidade, pois a avenida Visconde de Guarapuava tem um fluxo grande de veículos e na Travessa da Lapa passam ônibus com milhares de pessoas todos os dias”, argumenta Dallagnol. Além do aspecto externo, diz o diretor-geral, melhora-se o ambiente laboral, pois nos prédios do Anexo 3 fica a maioria dos setores administrativos do Legislativo, ligados ao Departamento de Administração e Finanças. “A pintura é o começo, já que o Anexo 3 está descuidado há muito tempo. Faremos outras intervenções na sequência”, completa Dallagnol.


“Os muros estão bastante danificados, com rachaduras, infiltrações e pichações em toda sua extensão. Objetivamos com os serviços de pintura corrigir as imperfeições estruturais citadas e dar um novo visual ao prédio”, confirma Adriana da Luz Pereira, à frente da Diretoria de Patrimônio e Serviços Auxiliares (DPSA). “E o prédio [administrativo] sofreu com a ação do tempo e intempéries, então a obra busca preservar a integridade da edificação. Além de padronizar a identidade visual da edificação em relação aos demais prédios que compõe a CMC, pintados em 2019”, explica a diretora do DPSA.


Serão 2 mil m² de pintura externa, incluindo os muros e a área do estacionamento, outro patrimônio histórico sob a custódia da CMC, onde antigamente funcionava a Garagem de Bondes de Curitiba (leia mais). A medida reabilita novos projetos, como o de 2017, que utilizou a murada da Travessa da Lapa para uma exposição de fotografias a céu aberto (leia mais). A obra também inclui a pintura de 240 m² de grades e 680m² de área interna, composta por 12 salas, incluindo o vestiário, a copa e o espaço de convivência – utilizado por efetivos, comissionados e terceirizados (leia mais).


A obra será executada pela construtora Búffalo, que venceu a licitação 9/2020 com uma proposta de R$ 90,9 mil – economicidade de 60% em relação à estimativa inicial. No contrato está prevista a mão de obra, com o fornecimento dos equipamentos de proteção individual, e os materiais usados no serviço. Disputaram a licitação, realizada por pregão no dia 18 de junho, 25 empresas. O prazo para a conclusão é de 60 dias.