Pós-graduandos da UFPR auxiliarão Câmara de Curitiba a fiscalizar orçamento

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 19/10/2023 15h55, última modificação 19/10/2023 17h07
Parceria inédita amplia relacionamento da Câmara de Curitiba com a comunidade acadêmica. Pós-graduandos da UFPR atuarão no controle do orçamento.
Pós-graduandos da UFPR auxiliarão Câmara de Curitiba a fiscalizar orçamento

Presidente Fachinello anunciou parceria com a UFPR na sessão do dia 16. (Fotos: Rodrigo Fonseca/CMC)


O presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Marcelo Fachinello (Pode), anunciou, na sessão plenária de segunda-feira (16), a efetivação de uma parceria da CMC com a Universidade Federal (UFPR) do Paraná para qualificar a fiscalização do orçamento e políticas públicas da capital do Paraná. A partir de agora, a CMC contará com três pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGEcon) da UFPR, que atuarão dentro do Legislativo, ao lado dos técnicos e vereadores da Câmara de Curitiba. “Será uma parceria de dois anos, para encontrar soluções organizacionais para o acompanhamento da execução orçamentária”, prometeu Fachinello.

Para o coordenador do Laboratório de Práticas Legislativas, vinculado ao PPGEcon-UFPR, Marco Cavalieri, a experiência de ter três pesquisadores do mestrado profissional dentro da Câmara de Vereadores será “muito desafiador” e promete “uma experiência muito boa”. “Nosso programa é profissional, por ser voltado mais à atuação, à prática, e esse tipo de parceria com o Poder Legislativo é raro de se ter. Vamos aproveitar muito a experiência, trabalhando na Comissão de Economia, Finanças e Fiscalização, criando indicadores e estudos”, garantiu o pesquisador. Neste ano, no âmbito do projeto, Cavalieri deu um curso aos servidores da CMC sobre monitoramento de políticas públicas.

“Esta parceria é um passo importante para a aproximação entre a comunidade acadêmica e o Legislativo, sendo o primeiro passo na concretização de um dos objetivos da Escola, que é realizar a interlocução com instituições de ensino superior de Curitiba”, comemorou Débora Reis Leal, diretora da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, que, ao lado da Procuradoria Jurídica da Câmara de Vereadores, mediaram a realização da parceria com a UFPR. “A ideia é que em breve possamos firmar novas parcerias para estreitar mais o vínculo com as universidades, visando não apenas à pesquisa e ao aprendizado, mas também à aplicabilidade dos produtos para toda a sociedade”, disse.

Os três pesquisadores do PPGEcon selecionados para o projeto-piloto são Aragão Branco Filho, Eder Cruz Oliveira e Priscila Saito, que serão contratados como estagiários de pós-graduação da CMC, por meio do CIEE, com bolsa-auxílio mensal de R$ 1,9 mil. No trabalho, além da relação com os servidores do Legislativo e com os vereadores, eles serão orientados por Ricardo Lobato Torres, professor da UFPR, vinculado ao PPGEcon. O plano de trabalho está dividido em cinco etapas: diagnóstico dos sistemas de acompanhamento do orçamento, mapeamento da publicidade dos atos da  execução orçamentária, levantamento das boas práticas das cidades brasileiras, elaboração de propostas para o fiscalização exercida pela CMC e desenvolvimento de um painel de indicadores para o Legislativo.