Por inovação, vereadores confirmam mudanças na Agência Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 27/11/2023 11h50, última modificação 27/11/2023 11h58
Além das alterações na Agência Curitiba, Câmara acatou 2º turno de venda de lote público.
Por inovação, vereadores confirmam mudanças na Agência Curitiba

CMC confirmou dois dos três projetos de lei da ordem do dia que seriam votados em segundo turno. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) confirmou dois dos três projetos de lei que constavam na ordem do dia, na manhã desta segunda-feira (27), para a votação em segundo turno. Um deles é a mensagem do prefeito para modernizar a regulamentação da Agência Curitiba, instituição que foi criada em 2007 para atuar no fomento da atividade econômica e tecnológica na cidade, com foco na inovação e em parcerias público-privadas. 

Aprovada com 28 votos “sim” e 1 “não”, a proposta agora será encaminhada para a sanção do Executivo. Na prática, a iniciativa altera a redação das leis municipais 7.671/1991, que estabelece a estrutura organizacional da Prefeitura de Curitiba, e 12.439/2007, que criou a Agência Curitiba. 

Uma das mudanças oficializa o uso da palavra “inovação” no nome da organização de direito privado, que passa a se chamar formalmente “Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S/A”, como ela já se identifica na sua comunicação oficial. A mensagem inclui, ainda, a pesquisa, a prospecção e o incentivo ao empreendedorismo entre os objetivos da Agência Curitiba.  Suas competências são ampliadas de três para dez, contemplando, por exemplo, “a capacitação da base empreendedora”. 

Entre outras novidades, a nova regulamentação diz que suas atividades visam “tanto a atuação estatal quanto o mercado privado, sempre que o assunto envolver tecnologia, desenvolvimento e inovação” e que ela pode ser remunerada por serviços prestados “dentro e fora dos limites do município” (005.00191.2023). Na semana passada, durante a votação em primeiro turno, as vereadoras Indiara Barbosa (Novo) e Professora Josete (PT) se manifestaram a favor das mudanças (saiba mais). 

Nesta manhã, o plenário confirmou outra proposta de lei do Executivo, aprovada em segundo turno unanime, com 30 votos positivos. Trata-se da operação imobiliária em que a Câmara de Curitiba autoriza a venda de lote público de 88 m2, no Bom Retiro, avaliado por R$ 59 mil. As requerentes são Jurema Bompeixe Magalhães e Elisabete Cristina Bompeixe Santos, vizinhas à área (005.00030.2022). 

O segundo turno da criação da Semana Mãe e Pai+, de valorização dos pais atípicos – ou seja, que cuidam de filhos com deficiência – foi automaticamente adiado, por uma sessão. Com a ausência do autor, Pier Petruzziello (PP) em plenário no momento da votação, o projeto de lei retorna à pauta na sessão desta terça-feira (28). A proposta é incluir a data no calendário oficial de Curitiba e promover as ações na terceira semana do mês de setembro (005.00124.2023).