Política nas igrejas, evasão escolar e mais notas do dia 19 de outubro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 19/10/2022 17h40, última modificação 19/10/2022 17h40
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Política nas igrejas, evasão escolar e mais notas do dia 19 de outubro

Notas da sessão plenária do dia 19 de outubro. (Arte: Arquivo/CMC)

Educação I*
A vereadora Amália Tortato (Novo) destacou em plenário os resultados obtidos por Curitiba no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), que avalia o ensino fundamental e o médio em todo o país. “Mesmo sendo uma das únicas capitais do Brasil que obteve a nota 6, ao compararmos com as demais cidades do nosso estado, Curitiba ficou bem abaixo da média”, explicou. Tortato criticou a demora na reabertura das escolas durante a pandemia. “Sempre tive um olhar para a educação com mais amplitude, me preocupando com os professores e a qualidade da educação. Lembro do meu primeiro projeto nesta casa que reconheceu a educação como atividade essencial”, justificou. Ela associou as escolas fechadas à queda no desempenho da nota no Ideb.

Educação II*
O anúncio da oferta de ensino em período integral pela Prefeitura de Curitiba foi celebrado por Amália Tortato (Novo), mas com preocupação. “Espero que essa educação na escola integral seja ofertada a todos os alunos da rede de ensino". Debatendo com a parlamentar, Dalton Borba (PDT) se opôs às críticas quanto à atuação dos sindicatos da Educação durante a pandemia, que a vereadora culpou pelo fechamento das escolas. "Não podemos falar de corporativismo na Educação", disse, nacionalizando a discussão sobre investimentos em Educação. 

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Política nas igrejas I*
Ezequias Barros (PMB) exibiu em plenário um vídeo de suposta invasão do Instituto de Ensino Luterano de Santa Catarina (IELUSC), na noite desta terça-feira (18), em Joinville, Santa Catarina. Grupo de estudantes gritava palavras de ordem “ocupar e resistir”, “os estudantes não aceitam opressão” e “ele não” em ato que protestava contra o afastamento de uma professora que teria ofendido apoiadores do presidente Jair Bolsonaro. “Onde isso vai parar? Temos acompanhado muitas situações de intolerância em redes sociais. Maus exemplos têm acontecido com o consentimento do STF”, afirmou o vereador Ezequias Barros, que atribuiu à militância de esquerda esse tipo de conduta.

Política nas igrejas II*
Para Ezequias Barros (PMB), a animosidade vem tomando conta do país. “É inadmissível. Se a esquerda voltar ao poder me preocupo com os cristãos, evangélicos e católicos”, salientou, afirmando que na hora da suposta invasão um culto era realizado no prédio. O mesmo assunto foi debatido por Dalton Borba (PDT), que cobrou respeito aos cultos e a toda e qualquer religião. Dirigindo-se a Barros, Borba defendeu que a regra valha para todos. “Não posso deixar de lembrar, ao estimado vereador, que o presidente Bolsonaro entra em cultos religiosos para realizar campanha política tirando, assim, a finalidade de culto”, salientou. 

Presidente da Copel*
O vereador Renato Freitas (PT) criticou a visita do vice-prefeito Eduardo Pimentel, que esteve na CMC, hoje, prestando contas desta semana, durante a qual será prefeito interino da capital. Para ele, foi um gesto eleitoral, visando à sucessão de Rafael Greca daqui dois anos. Também falou contra o irmão de Pimentel, Daniel Slaviero, presidente da Copel, chamando de "indecorosa" a remuneração de R$ 60 mil mensais pelo cargo, acrescida do pagamento de bônus de desempenho de R$ 420 mil. “Não consigo admitir que um gestor reserve para si o direito de estabelecer um bônus de desempenho para suas próprias atividades”, finalizou.

Vitória Régia*
Toninho da Farmácia (União) utilizou novamente a tribuna do plenário para cobrar celeridade nas obras de revitalização nas ruas e calçadas do conjunto Vitória Régia, no bairro CIC. “As obras se arrastam por mais de um ano e tive uma longa conversa com o nosso prefeito em exercício Eduardo Pimentel. Ele tem visitado os bairros e acompanhado de perto as reivindicações de nossa população”, frisou o vereador, cobrando uma rápida solução para os problemas enfrentados com os constantes atrasos na obra.  

Orçamento*
Vereador Renato Freitas (PT) fez pedido de informações à Prefeitura de Curitiba perguntando sobre estudos de impacto orçamentário para subsidiar o projeto de lei (005.00054.2021) que visa a criação do programa “Passe Livre à Internet”, garantindo acesso e navegação gratuita aos estudantes do município (062.00645.2022).

Cultos*
Amália Tortato (Novo) questiona a Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito sobre os critérios estabelecidos para a concessão de licenças para a realização de cultos nas ruas e avenidas do município. A vereadora alega que tem recebido diversas reclamações quanto ao barulho excessivo causado por caixas de som e aglomerações, principalmente nas manhãs de domingo (062.00647.2022).

Material escolar*
Requerimento protocolado na CMC faz questionamentos à Secretaria da Educação de Curitiba. Amália Tortato (Novo) e Nori Seto (PP) solicitam informações quanto à qualidade do material didático disponibilizado para os alunos da 5ª série das escolas municipais. Pais de alunos têm reclamado de defeitos nas páginas dos livros disponibilizados (062.00648.2022).

Obras*
Requerimento da vereadora Amália Tortato (Novo) faz questionamentos à Secretaria Municipal do Urbanismo de Curitiba sobre as obras da rua Samuel Cesar, no bairro Água Verde, que atualmente têm bloqueado a travessia de pedestres (062.0649.2022).

Batalhão da Polícia Militar*
Mauro Ignácio (União) enviou pedido de informação ao Governo do Paraná questionando sobre o andamento do projeto complementar ao processo de construção do novo batalhão da Polícia Militar no terreno público localizado na rua João Todeschinni, no bairro Santa Felicidade (074.00024.2022).

Cabos ociosos*
Dois requerimentos do vereador Mauro Ignácio (União) fazem questionamentos com pedidos de informações sobre as reclamações recebidas a respeito de fiações rompidas ou abandonadas por operadoras de serviços em postes do município. O primeiro foi direcionado à Anatel (074.00025.2022); e o segundo, ao Procon-PR (074.00026.2022).

Corrida de rua*
A prova de corrida de rua em São José dos Pinhais, no último fim de semana foi comentada em plenário pelo vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade). “Parabenizo as servidoras da CMC que participaram da Corrida do Legislativo da Câmara Municipal de São José dos Pinhais”, disse o vereador em referência a Amanda Henrichs Poletto de Souza, Carla Scheffer Cezar da Cruz, Douglas Noboru Niekawa, Karina Plaça Bialli Lacerda e Larissa Carrera Baginski.

Visita*
Foi recepcionado em plenário Yuris Thomson, dirigente da Associação Comercial do Paraná.

Minuto de silêncio*
O plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento do pastor Lourival Bonfim, de Valdir Ângelo de Carvalho e de Tereza Claro de Faria.

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva