Plenário aprova incentivos à prática do yoga e a entidades

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2019 14h35, última modificação 08/11/2021 08h33

Com 29 votos favoráveis, o plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, em 1º turno, o projeto de autoria de diversos vereadores que institui a Semana de Incentivo à Prática do Yoga no Município de Curitiba (005.00172.2018). Maria Leticia Fagundes (PV) fez algumas considerações sobre o yoga, uma prática indiana milenar cujo nome deriva da raiz yuj, que significa controlar, unir ou concentrar, mas também preparar e adequar. “Os Yoga Sutra compilados por Patanjali, obra constituída por diversos aforismos sobre a prática e a filosofia do yoga, data de aproximadamente 150 d.C. Há diversos outros textos milenares a respeito do yoga, tais como os Vedas, os Upanishads e o Bhagavad Gita”, explicou a vereadora.

Ainda segundo Maria Leticia, diversos estudos apontam os benefícios da prática regular do ioga na gestação, no ambiente escolar, no tratamento de transtornos de ansiedade e stress e em outras práticas terapêuticas. Desta forma, a inclusão no calendário oficial do município da “Semana de Incentivo a Prática do Yoga será um grande estímulo às escolas, professores e praticantes na propagação de prática tão benéfica” finalizou a vereadora. A sessão foi suspensa por 5 minutos para que um dos autores do projeto, o ex-vereador hoje deputado estadual Goura (PDT), fizesse um pronunciamento sobre o tema.

Para o deputado, a prática do yoga traz inúmeros benefícios físicos e psíquicos aos praticantes “Aqui no Paraná, milhares de pessoas praticam o yoga, portanto é importante que estimulemos essas práticas. As pessoas adquirem bons hábitos por meio de uma respiração mais consciente”. Ele lembrou que em Curitiba há o Yoga no Parque e que foi muito bom a prefeitura ter incorporado a atividade, o que possibilitou que muito mais pessoas ocupassem os espaços públicos com práticas integrativas e de bem-estar. “Eu sou praticante do yoga desde os 16 anos e hoje sou professor. Garanto que não produz efeitos colaterais e ainda ajuda no controle da ansiedade, ajuda a gente a ganhar mais foco, atenção. E não pode ser vista como uma prática elitista. Devemos arranjar meios de que a yoga seja incorporada no Sistema Único de Saúde (SUS), para que todos se beneficiem dela”. Ele anunciou que no dia 10 de julho haverá uma audiência pública na Assembleia sobre o combate à violência obstétrica.

Tempo dos Milagres

É de Noemia Rocha (MDB) o projeto aprovado na sessão de hoje que declara de Utilidade Pública a Associação Tempo de Milagres (014.00014.2019). Trata-se, de acordo com a autora, de uma entidade que trabalha com menores dependentes de substâncias químicas e álcool. “É um projeto fantástico que apresenta um alto índice de recuperação dos jovens”. Para Noemia os líderes da Tempo de Milagres vão além de sua atividade pastoral. “Todo o trabalho é voluntário. E é um trabalho que, em princípio, seria de iniciativa do poder público”, disse Noemia.

Para Noemia existe um deficit no combate ao tráfico. “Enquanto isso, os religiosos fazem seus trabalhos com muita dificuldade”, afirmou ela. “Vocês imaginam quantos jovens já teriam sido recuperados se o poder público investisse em casas de recuperação como equipamento público?” Ela também lembrou de sua luta pela instituição de casas de recuperação para gestantes usuárias de drogas. Tico Kuzma (Pros) lembrou que no dia 26 de junho se comemora o Dia Internacional de Combate às Drogas. Mestre Pop (PSC) destacou que realmente algumas igrejas desenvolvem trabalhos que seriam de competência do poder público. “Fazem por uma questão humanitária e pelo bem estar social”, afirmou o vereador.

Julieta Reis salientou que no caso da chamado internamento involuntário, é necessário ter em mente que o doente não está em condições de se auto determinar. Para Julieta, a concessão de utilidade pública pode ser pouco mas já ajuda quem necessita. A matéria foi aprovada com 27 votos favoráveis. Também parabenizaram Noemia e se manifestaram em prol do projeto os vereadores Edson do Parolin (PSDB), Ezequias Barros (Patriota) e Maria Manfron (PP).

Utilidade
Também foi aprovado o projeto de iniciativa de Professor Silberto (MDB) que declara de Utilidade Pública a Associação de Pais, Mestres e Funcionários do Colégio Estadual Professor Brasílio Vicente de Castro (014.00070.2017). De acordo com o vereador a escola, que foi fundada em 1963, está situada no CIC e atende 1.500 alunos. São ao todo 47 turmas que podem ser beneficiadas com a utilidade em diversos aspectos tais como isenções de algumas taxas. Além disso, a utilidade pode possibilitar que a associação vá à receita federal e solicite algum dos contêineres com mercadorias apreendidas, com o intuito de promover bazares. A matéria foi aprovada com 21 votos positivos.