Plenário analisa crédito à Cohab e câmeras em táxis de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 18/10/2013 17h20, última modificação 20/09/2021 10h58
A Câmara Municipal terá, na sessão plenária da próxima segunda-feira (21), a primeira discussão sobre a mensagem do prefeito para a abertura de crédito adicional suplementar, de R$ 7 milhões, para a Companhia de Habitação Popular de Curitiba. Em reunião junto à Comissão de Economia Finanças e Fiscalização, o presidente da empresa de economia mista, Ubiraci Rodrigues, disse que o montante é necessário para que a Cohab “continue funcionando”.

Ubiraci também afirmou que a empresa tem prejuízo mensal de R$ 1,2 milhão e que os problemas vêm ocorrendo desde 2008. A mensagem do prefeito afirma que o crédito é “destinado a atender despesas com o aumento do capital social da Cohab” (013.00010.2013), com o remanejamento de recursos da Secretaria Municipal de Obras, de projetos que estão migrando para o Minha Casa, Minha Vida, do governo federal.

Retorna à ordem do dia para primeira votação, nesta terça (22), proposta para alterar a Lei dos Táxis, de iniciativa do vereador Tiago Gevert (PSC). Adiada por três sessões, a pedido do autor, a matéria determina a instalação de câmeras de monitoramento e ar-condicionado nos veículos, como medida de segurança (005.00191.2013).

Por meio de emenda ao texto, Gevert trata do sigilo das imagens, que só poderiam ser cedidas mediante determinação judicial. Outra proposição ao projeto, de Bruno Pessuti (PSC), determina que os porta-malas desses veículos tenham capacidade mínima, livre, de 320 litros, para o transporte da bagagem de até quatro passageiros. A ideia norteia proposta de lei do vereador, em tramitação na Casa (002.00010.2013).

Se aprovada e sancionada, a norma aos táxis entra em vigor 120 dias após a publicação da lei. Confira as ordens do dia de segunda, terça e quarta-feira.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre da próxima quarta-feira (23) recebe o jornalista Marcelo Vellinho Pinto, do jornal Tribuna do Paraná e do Programa 190. A convite de Cristiano Santos (PV), ele falará sobre a relação entre o jornalismo policial e a segurança pública. Segundo o vereador, a expectativa é reconhecer a utilidade pública da atividade.

“O jornalismo policial paranaense fez escola no Brasil inteiro, inicialmente estabelecido pelo apelo popular em receber amparo dos meios de comunicação sobre as diversas demandas de segurança pública”, justifica o parlamentar. “Atualmente, houve imenso desenvolvimento da veiculação das notícias com mais responsabilidade e cobertura jornalística que em muitas situações auxiliam a solucionar investigações, encontrar autores de delitos e disciplinar situações de desvios funcionais de policiais.”

A Tribuna Livre é realizada às quartas, durante a sessão plenária. Por indicação dos vereadores, a Casa recebe convidados com o objetivo de promover o debate sobre temas diversos, relevantes para a sociedade.