Piscinas públicas de Curitiba: CMC sugere ampliar vagas para natação

por Fernanda Foggiato | Revisão: Ricardo Marques — publicado 23/08/2023 14h55, última modificação 23/08/2023 15h21
Aulas nas piscinas públicas de Curitiba hoje têm fila de espera; sugestões da Câmara à Prefeitura não são impositivas.
Piscinas públicas de Curitiba: CMC sugere ampliar vagas para natação

Programa Curitiba em Movimento oferta natação, hidroginástica e outras aulas gratuitas. (Foto: José Fernando Ogura/SMCS)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, nesta quarta-feira (23), duas indicações de sugestão ao Poder Executivo. Uma delas propõe ampliar o horário de funcionamento das piscinas públicas da cidade, que hoje ficam abertas até as 21h (205.00329.2023). “Em razão da alta demanda, não há como agendar mais horários para a prática de natação. Assim, sugerimos a extensão do funcionamento até as 24 horas”, defende o vereador Alexandre Leprevost (Solidariedade).

O autor da sugestão destacou a alta procura pelas aulas de natação: “Isso sem dúvida é muito positivo, faz com que a nossa cidade seja referência na área do esporte”. Para Leprevost, o funcionamento das piscinas públicas até mais tarde dará a oportunidade da prática esportiva às pessoas que estão na fila de espera e a quem trabalha ou estuda nos períodos ofertados atualmente. “Se esse horário for estendido, os horários serão preenchidos rapidamente. Tem essa demanda.”

Sidnei Toaldo (Patriota) também falou da busca por vagas nas piscinas públicas de Curitiba e da importância do esporte para a saúde da população. “Eu vejo pessoas que são encaminhadas por médicos para que possam estar se exercitando”, disse Oscalino do Povo (PP). O Jornalista Márcio Barros (PSD) comentou que a mãe participa das aulas gratuitas de hidroginástica, enquanto a Sargento Tânia Guerreiro (União) destacou as ações da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj).

Além de natação e hidroginástica, o programa Curitiba em Movimento oferta outras atividades físicas de forma gratuita. Entre elas estão aulas de zumba, alongamento, beach tennis, musculação, basquete, pilates, ciclismo, circo, skate, handebol, escalada, badminton, bocha e ioga.

Nesta quarta, o plenário também apoiou sugestão apresentada por Marcos Vieira (PDT) com o objetivo de aumentar o número de ônibus da linha Campo Alegre (205.00327.2023). Segundo o vereador, o pedido é de estudantes do Colégio Estadual Ivo Leão, do UniEnsino e da Fundação Gerar, no CIC, que usam o alimentador. “Tem aluno ali que precisa esperar de três a quatro ônibus para fazer o embarque”, explicou o autor.

O que é a indicação?

A indicação é uma espécie de proposição legislativa – conceito abrangente, que compreende todas as matérias sujeitas à deliberação na Câmara de Curitiba. Ela é adotada para debater temas que competem ao Executivo e, ao contrário dos requerimentos encaminhados diretamente aos órgãos da administração municipal, a indicação de sugestão de ato administrativo ou de gestão depende da aprovação numa sessão plenária.

A votação é feita em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), durante a segunda parte da ordem do dia. No entanto, como o próprio nome diz, ela não é impositiva, e sim sugere medidas ao Poder Executivo. Ou seja, o instrumento é, sim, uma manifestação legal do Legislativo, mas tem um “peso menor” em comparação ao projeto aprovado em plenário e que, se sancionado, torna-se lei em Curitiba.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.