Paulo Salamuni assume a Prefeitura de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 31/01/2014 15h05, última modificação 21/09/2021 11h25

O presidente da Câmara Municipal, Paulo Salamuni (PV), assumiu, interinamente, nesta sexta-feira (31), o cargo de prefeito de Curitiba. A cerimônia foi no Palácio 29 de Março, onde a prefeita em exercício, Mirian Gonçalves, transmitiu o cargo para o vereador. Já na Câmara Municipal, o primeiro vice-presidente, Tito Zeglin (PDT) assumiu a presidência da Casa, interinamente, até o retorno de Salamuni, no dia 6 de fevereiro.

Oficialmente, Salamuni será prefeito em exercício neste sábado (1º), quando Mirian Gonçalves viaja em missão oficial para Assunção, no Paraguai. O prefeito Gustavo Fruet viajou para Johanesburgo, África do Sul, onde participa do C40, um encontro de 63 prefeitos de megacidades para discutir a redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE).

“É uma honra como cidadão curitibano que se dedica há tanto tempo à vida pública, com sete mandatos de vereador, assumir a Prefeitura de Curitiba. É uma responsabilidade que aceito com serenidade”, afirmou Salamuni, que fica no cargo até o dia 5 de fevereiro.

“Este ato tem um forte caráter simbólico, pois todos nós – Gustavo Fruet, Paulo Salamuni e eu – participamos ativamente da luta pela redemocratização do País. Por isso, é com muita alegria que transmito o cargo ao Salamuni”, disse Mirian Gonçalves.

Mirian falou que sua viagem a Assunção servirá para efetivar a parceria com a capital do Paraguai, declarada cidade-irmã de Curitiba em 1999. Ela cumprirá uma extensa agenda de reuniões com autoridades e lideranças empresariais do Paraguai. Mirian reassume a Prefeitura nos dias 6 e 7 de fevereiro, até o retorno de Fruet da África do Sul.

Ato de confiança

Na solenidade, Tito Zeglin, presidente em exercício da Câmara Municipal, disse que, “hoje, é um dia histórico para a cidade de Curitiba. A posse do vereador Paulo Salamuni na prefeitura representa o real significado da democracia na nossa República. Um ato de confiança e segurança do prefeito Gustavo Fruet e da vice-prefeita Mirian Gonçalves, delegando o poder maior da cidade a um representante da Câmara de Vereadores”.

A cerimônia de transmissão de cargo no Palácio 29 de Março reuniu secretários municipais, administradores regionais, os deputados federais Rosane Ferreira, Marcelo Almeida e Ângelo Vanhoni, o deputado estadual Raska Rodrigues e os vereadores Ailton Araújo, Aladim Luciano, Beto Moraes, Bruno Pessuti, Carla Pimentel, Chicarelli, Chico do Uberaba, Cristiano Santos, Geovane Fernandes, Julieta Reis, Mauro Ignacio, Noemia Rocha, Paulo Rink, Pedro Paulo, Pier Petruzziello, Rogério Campos, Serginho do Posto, Tito Zeglin, Toninho da Farmácia e Valdemir Soares. Também estiveram presentes o procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, o ex-presidente da OAB-PR José Lúcio Glomb, e Francisco Eduardo Gonzaga, representando o Tribunal de Justiça.