Jarmuth Jordão será cidadão honorário; GOB também será homenageado

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 13/06/2022 09h00, última modificação 14/06/2022 09h32
Sessões solenes serão realizadas nestas terça (14) e quarta-feira (15).
Jarmuth Jordão será cidadão honorário; GOB também será homenageado

A Cidadania Honorária de Curitiba é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

O pastor Jarmuth Jordão Oliveira da Costa, da Assembleia de Deus Vitória em Cristo, será agraciado com o título de Cidadão Honorário de Curitiba na próxima quarta-feira (15). A sessão solene que marcará a homenagem da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) será realizada às 19h30. Amanhã (14), no mesmo horário, o Legislativo homenageia os 200 anos de fundação do Grande Oriente do Brasil (GOB). As solenidades serão transmitidas ao vivo pelas redes sociais do Legislativo.

A Cidadania Honorária é o maior título que uma pessoa que não é nascida na capital do Paraná pode receber do Legislativo. A honraria é regulamentada pela lei complementar municipal 109/2018 e é destinada a personalidades com reputação ilibada e de conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham contribuído para o desenvolvimento da cidade.

Natural de Natal (RN), Jarmuth Jordão é casado e tem dois filhos. É formado em Teologia pela Faceten e em Direito pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Morador do Mossunguê, ministro na Assembleia de Deus em Cristo e em outras congregações evangélicas há mais de 20 anos. A Cidadania Honorária ao pastor foi aprovada pela CMC em outubro de 2020, por iniciativa de Noemia Rocha (MDB) (lei municipal 15.745/2020). 

Quando da aprovação do projeto de lei, a vereadora destacou a experiência de Jarmuth Jordão no ministério cristão. “É [a igreja] do pastor Silas Malafaia e tem projetos sociais e de evangelização muito importantes para Curitiba. É um homem muito fraterno e solidário, que se posiciona na defesa das igrejas. […] [Tem] um projeto social fantástico que cuida das pessoas não só na questão da assistência social, mas também espiritual”, disse, à época.

200 anos do GOB
Com a finalidade de comemorar os 200 anos do Grande Oriente do Brasil (GOB), a CMC também promove, nesta terça, uma sessão solene. A homenagem é uma iniciativa do vereador Professor Euler (MDB), através de requerimento aprovado pelo plenário (061.00013.2022). A maçonaria é uma instituição essencialmente filosófica, filantrópica, educativa e progressista e, apesar de ser religiosa, por reconhecer a existência de um único princípio criador, não se considera uma religião, porque admite pessoas de todos os credos religiosos.

O GOB foi fundado em 1822 no Rio de Janeiro e seus primeiros mandatários foram José Bonifácio de Andrada e Silva, ministro do Reino e de Estrangeiros, e Joaquim Gonçalves Ledo, Primeiro Vigilante – conheça a história completa da entidade. No Paraná, o GOB estadual foi fundado em 1927 e o primeiro grão-mestre foi o Affonso Camargo, presidente da Província do Paraná – saiba mais sobre a história do GOB paranaense.

“Com aproximadamente 2.000 Lojas, cerca de 61.500 obreiros ativos, reconhecido por mais de 100 Obediências Regulares do mundo, o Grande Oriente do Brasil é, hoje, a maior Obediência Maçônica do mundo latino e reconhecida como regular e legítima pela Grande Loja Unida da Inglaterra, de acordo com os termos do Tratado de 1935”, destacou Professor Euler, na justificativa para a realização da solenidade.

As sessões solenes serão realizadas terça e quarta-feira, ambas às 19h30. A transmissão será pelas redes sociais da Câmara: no YouTube, no Facebook e no Twitter.