Parto domiciliar e parto hospitalar serão temas de reunião pública

por Assessoria Comunicação publicado 31/03/2017 17h25, última modificação 15/10/2021 08h47


Na próxima quarta-feira (5), a Câmara de Curitiba promoverá uma reunião pública sobre parto domiciliar e parto hospitalar. O encontro, que ocorrerá às 14h no auditório do Anexo II, é uma iniciativa da vereadora Maria Leticia Fagundes (PV), com apoio do vereador Goura (PDT). De acordo com a parlamentar, a finalidade é “debater sobre saúde, segurança da mulher e parto humanizado”. Ela é presidente da Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte e possui um amplo trabalho contra a violência obstétrica.

Entre os palestrantes confirmados estão: o médico Claudio Paciornik médico (inventor do módulo de parto vertical, que possibilita a liberdade da mãe durante o parto, usado em vários hospitais do mundo); Deisy Maria Rodrigues Joppert, psicóloga e advogada; Adelita Gonzalez Martinez Denipote, enfermeira Obstétrica e mestre em Tecnologia em Saúde pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) (enfermeira pioneira em atendimento ao Parto Domiciliar Planejado na cidade de Curitiba, há 08 anos); Narcizo Leopoldo Eduardo da Cunha Sobieray, (professor adjunto do Departamento de Tecnologia do setor de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Paraná e professor adjunto do Departamento de Tocoginecologia do Setor de Ciências da Saúde da UFPR); e Carlos Alberto Fernandes Baltar, pediatra e neonatologista (professor da Escola de Medicina da PUC-PR e professor do Departamento de Pediatria do Setor de Ciências da Saúde da UFPR).

Estagiários
Na quinta-feira (6), será a vez do 1º Encontro de Estagiários da Câmara Municipal de Curitiba. O evento também ocorrerá no auditório do Anexo II. O diretor do CIEE, Daniel Garcia, vai falar sobre etiqueta e postura profissional. O encontro, que terá lista de presença, será dividido em duas partes: uma no período da manhã (para supervisores e estagiários) das 9 às 12h; para os estagiários e supervisores da tarde, será das 14 às 17h.