Parque Naútico do Iguaçu pode ser revitalizado

por Assessoria Comunicação publicado 16/09/2004 00h00, última modificação 14/05/2021 09h45

O Parque Náutico do Iguaçu, situado no Boqueirão, é uma das áreas verdes mais procuradas pela população de Curitiba. Além de ofertar extenso espaço público para o lazer, ali são realizadas provas de competições náuticas nacionais e internacionais; suas canchas esportivas são palco de grande movimentação nos finais de semana e a população reclama pela completa revitalização, a fim de garantir uma utilização cada vez maior e mais segura.
Essa reivindicação, feita também por diversos grupos desportistas, está sendo encaminhada pelo vereador Éde Abib às secretarias do Meio Ambiente, Obras Públicas, Esporte e Lazer e Urbanismo. O parlamentar espera poder incluir o pedido como emenda ao orçamento de 2005. "Sendo uma necessidade expressa pela população, qualquer que seja o prefeito, a obra tem condições de ser realizada, em resposta ao anseio da comunidade, se estiver prevista no orçamento", declarou.
O principal pedido dos grupos desportistas reside na implantação de uma quadra de vôlei de praia. Atualmente, pela proximidade com Curitiba e o acesso facilitado, os praticantes utilizam a quadra de São José dos Pinhais, localizada no complexo da Prefeitura e que oferece condições ideais para treinamentos competitivos.
Revitalização
O Parque Náutico já possui uma série de equipamentos públicos, mas estão sendo necessárias diversas benfeitorias, como também os sanitários. As canchas precisam de reposição de areia e colocação de alambrados para garantir segurança a crianças e adultos. Na iluminação pública, o roubo de lâmpadas tem colocado em risco aqueles que usam os 6,5 quilômetros de pista. Outra necessidade é disciplinar o trânsito interno nos finais de semana, a fim de equilibrar a utilização do parque, entre pedestres e motoristas.
Policiamento
Independente das obras requeridas, Abib está solicitando à Polícia Militar, de imediato, policiamento ostensivo em todos os finais de semana, considerando a proximidade das altas temperaturas e da maior procura pelo parque. Os que têm ido em busca do esporte e lazer reclamam da insegurança, especialmente onde a pista é cercada pela vegetação, e da falta de iluminação adequada.