Parque de Reciclagem vai ajudar carrinheiros na Vila das Torres

por Assessoria Comunicação publicado 04/07/2008 16h25, última modificação 22/06/2021 06h30
Uma reunião realizada pela FAS (Fundação de Ação Social), Administração Regional da Matriz e pelo gabinete do vereador Mario Celso Cunha (PSB), no Centro de Educação Infantil Santa Luiza, reuniu lideranças da região e diversos representantes dos catadores de papel, conhecidos como carrinheiros. O tema foi desenvolvido do projeto criado pela presidente da FAS, Fernanda Richa, apoiado por projeto de lei de autoria de Mario Celso, que cria o Parque de Reciclagem.
O administrador da Matriz, Omar Akel, destacou que “trata-se de um projeto de inclusão social e incremento da reciclagem para os catadores informais. O programa vai definir regras claras e incentivar a regularização dos depósitos (incubadoras), valorizando sempre o trabalhador responsável pela coleta.” As técnicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Maria Francisca e Ana Flávia, fizeram uma apresentação do projeto através de transparências, explicando a importância da participação dos catadores, que, certamente, terão lucros aumentados e serviços respeitados. Elas destacaram que será afastado o “atravessador” e que a Prefeitura dará maior suporte técnico e social.
A presidente do Clube de Mães, Irenilda Arruda, agradeceu em nome da entidade o apoio dado ao projeto, que vai garantir mais dignidade às famílias dos catadores. Ela afirmou que, “como advogada, estarei na linha de frente para auxiliar na prática o sucesso deste projeto. Quero cumprimentar o prefeito Beto Richa, a presidente da FAS, o vereador Mario Celso e todos os técnicos envolvidos. A Vila das Torres vai ganhar muito com este novo tipo de organização”, afirmou.
A assistente social Silvana Magno, do gabinete do vereador, destacou que “duas usinas estão sendo instaladas, para entrega ainda neste ano. As usinas de reciclagem ficarão na Rua Francisco Nunes, esquina com Brasilio Itiberê, e embaixo do viaduto do Capanema, junto ao Moinho Anaconda. O importante é que os locais serão dotados de infra-estrutura física, administrativa e gerencial para recepção, classificação e venda do material coletado pelos catadores, organizados em sistema de associações. O número de parques na cidade chegará a 25.”
Ainda participaram da reunião Timoteo Campos, vice-presidente do Clube de Mães; Irmã Rosalina Piai (Creche Santa Luzia), Felipe Silveira, Juarez Sandeski e Teusita Bosch (todos da SMMA), Elaine Smockel (Cras Vila das Torres), Maria Rosa (Conselho Tutelar Matriz), Maria Angélica (FAS), Cleonice de Paula (Matriz), Tatiane Urbanek (Matriz) e outros moradores da Vila das Torres.