Parlamento Jovem: Câmara empossa novos vereadores mirins

por Assessoria Comunicação publicado 21/11/2018 12h05, última modificação 03/11/2021 07h21

A posse dos novos vereadores mirins da cidade abriu, nesta quarta-feira (21), a segunda edição do programa Parlamento Jovem na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Eleitos em maio passado por meio da iniciativa desenvolvida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), os nove estudantes são alunos do Colégio Sesi Boqueirão e têm entre 15 e 18 anos de idade.

A Câmara de Curitiba aderiu ao programa no final de 2017. A ideia é apresentar aos adolescentes o cotidiano do parlamentar e o papel do Legislativo na sociedade, colaborando na formação da consciência política dos participantes. A primeira edição da iniciativa, na qual 38 estudantes tomaram posse e 21 terminaram as atividades, foi encerrada no último dia 7.

A cerimônia desta manhã foi semelhante à solenidade de posse dos parlamentares: os estudantes prestaram o juramento ao povo e depois assinaram o termo de posse. “Participar deste projeto tem sido de grande proveito. Aprendemos muitas coisas que a gente não fazia ideia”, disse Isabela Cristiane de Lima, que fez o pronunciamento em nome dos demais colegas.

>> Confira o álbum da cerimônia no Flickr da CMC

“Estamos muito ansiosos e esperamos que nos ajude a exercer nossa cidadania com mais eficácia, [que traga] um crescimento pessoal a todos”, acrescentou ela – uma das três integrantes da nova bancada feminina do Parlamento Jovem. Além de Isabela, o Legislativo empossou Bernardo Ribeiro Bernart, Enzo Guedes Zaniolo, Izabela Alves de Oliveira, Jhon Belisse Becker, Naj Mattos de Quadros Ebrahim, Natalia Wolff Berhorst, Victor Hugo Fernandes da Silva e Vinícius Pierri Marques.

A primeira atividade prática da “atual legislatura” está prevista para fevereiro de 2019, quando o Departamento de Processo Legislativo (Deprole) da Casa, após uma visita guiada, explicará ao grupo o que o parlamentar pode e não pode fazer, conforme a Constituição Federal e a Lei Orgânica do Município (LOM). No final do programa, os estudantes deverão elaborar projetos de lei, que serão apresentados aos vereadores e poderão tramitar na CMC.

Saudações
“Faço uma saudação a toda a equipe do TRE, que propôs este convênio. Quero agradecer a todas as escolas que participaram [além do Sesi Boqueirão, a primeira edição teve alunos de seis colégios estaduais, dos quais quatro finalizaram as atividades]”, declarou o presidente do Legislativo, Serginho do Posto (PSDB). Aos vereadores mirins, ele destacou a importância do “despertar pelo entender a política, em especial a política municipal, e o entender a cidade”.

“Temos demandas em todas as áreas”, continuou Serginho. “Que vocês possam ser agentes transformadores em suas comunidades, em suas escolas.” O presidente também propôs que os estudantes acompanhem as sessões plenárias da Casa e possam “conhecer um pouquinho do que está sendo debatido aqui”. Elas são transmitidas ao vivo pelo canal da CMC no YouTube, de segunda a quarta-feira – regimentalmente, a atividade tem início às 9 horas.

“A experiência desembarca no mundo pelos pés dos jovens, e nesse sentido vemos com esperança este Parlamento de curitibinhas”, destacou o prefeito Rafael Greca, que visitava a CMC e acompanhou a cerimônia de posse. “Este é um grupo de muita sorte. Sem estar programado, estão representados aqui todos os poderes [Legislativo, pela CMC; Judiciário, pela Justiça Eleitoral; e Executivo, pela Prefeitura de Curitiba]”, disse o desembargador Tito Campos de Paula, corregedor regional eleitoral em exercício.

“A soberania [primeiro fundamento da Constituição] remete ao artigo 14 da Constituição, que fala do poder do voto, o sufrágio universal, direto e secreto. Dali sai base de toda nossa sociedade. E justamente baseado nesse fundamento que sabiamente despertou-se [na Justiça Eleitoral] a consciência para esses projetos”, apontou de Paula, que representou o presidente do TRE-PR, o desembargador Luiz Taro Oyama. É importante, em sua avaliação, “despertar em toda a população, começando lá na base, nas crianças, a consciência da cidadania”.

Em pronunciamentos no pequeno expediente da sessão plenária, Cristiano Santos (PV) e Tico Kuzma (Pros) também saudaram os vereadores mirins e demais autoridades. A cerimônia foi acompanhada por pais dos estudantes, professores do Colégio Sesi Boqueirão, servidores do TRE-PR e secretários municipais.