Parentes de doadores podem ter benefício

por Assessoria Comunicação publicado 17/07/2008 16h25, última modificação 22/06/2021 06h37
Familiares ou responsáveis de pessoas que em vida tenham autorizado a doação de órgãos e tecidos para transplante podem ser beneficiados com o auxílio-funeral. A iniciativa está em apreciação na Câmara de Curitiba. A proposta, se aprovada em plenário e sancionada pelo prefeito, prevê a concessão do benefício desde que os parentes confirmem a doação em tempo hábil para sua efetivação e comprovem a retirada dos órgãos.
A idéia é incentivar as doações, trazendo nova esperança aos que aguardam na fila por transplante e que somente será possível através do consentimento das pessoas. “Esta atitude (doação) poderá salvar vidas. E para as famílias haverá a perspectiva de sepultamento digno àquele que se desprendeu no gesto solidário ao fim da vida”, justifica o documento.
Aviso
Pela proposta, os hospitais, casas de saúde, pronto-socorro e unidades de saúde ficam obrigados a fixar, em local visível aviso sobre o auxílio-funeral aos doadores de órgãos e tecidos para fins de transplante. Pelas contas incluídas no projeto, são realizados, em média, 1,2 mil velórios por mês na cidade. Se 10% (120) das famílias concordarem com a doação de órgãos, o custo aproximado para o município será de R$ 20 mil por mês, considerando funerais do mesmo padrão para a população carente.