Projeto prevê legenda em espetáculo teatral

por Assessoria Comunicação publicado 18/07/2008 16h15, última modificação 22/06/2021 06h38
A adoção de legendas em peças teatrais está sendo analisada, por meio de projeto de lei, na Câmara de Curitiba. A proposta prevê que casas de espetáculos e similares disponham de condições técnicas e equipamentos específicos que assegure às pessoas com deficiência auditiva de conforto e compreensão durante qualquer espetáculo, como os demais espectadores.
De acordo com o documento, a adequação das casas de espetáculos pode variar a cada caso, desde que obedeça as regras de acessibilidade aos surdos. Segundo dados do último Censo, aproximadamente 14,5% da população brasileira, cerca de 24 milhões de pessoas, têm algum tipo de deficiência. Deste total, 2,4 milhões têm deficiência auditiva. Esse contingente de pessoas com deficiência auditiva enfrenta diversos tipos de dificuldades. “Uma delas é o acesso a obras cinematográficas, videofonográficas e peças teatrais, pela ausência de legendas ou pela inexistência de tradução em Linguagem Brasileira de Sinais (Libras)”, é argumentado no projeto.
Legislação
Em decreto assinado em 2004, acessibilidade significa “condição para utilização, com segurança e autonomia, total ou assistida, dos espaços, mobiliários e equipamentos urbanos, das edificações, serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação, por pessoa portadora de deficiência ou com mobilidade reduzida.”