Palestra alerta sobre riscos de golpes digitais a idosos de Curitiba
Idosos compareceram ao auditório da Câmara de Curitiba para tirarem suas dúvidas de como evitar golpes digitais. (Foto: Julia Schneider/CMC)
Na última quinta-feira (2), o vereador Nori Seto (PP) realizou uma palestra com o tema “Golpes Digitais e Uso Seguro e Consciente da Internet” (061.00028.2025). O objetivo da palestra foi alertar a população idosa sobre os riscos dentro do ambiente digital, conforme as diretrizes da lei municipal 15.971/2022. A palestra foi ministrada por Sérgio Oliveira, profissional de tecnologia da informação da Celepar, e contou com a participação da população e de representantes da Secretaria do Desenvolvimento Humano (SMDH). O evento foi transmitido ao vivo pelo Youtube do Legislativo.
“Hoje é um dia especial aqui na Câmara, pois instruir a população mais idosa é uma política necessária por parte do município. Ter esse olhar atento com as pessoas de mais idade é um ato digno de cidadania. Nós sabemos que a tecnologia vem para nos ajudar, mas ultimamente há um grande acúmulo de golpes virtuais contra as pessoas idosas e por isso se faz tão necessário campanhas educativas sobre a situação”, disse Nori Seto.
O vereador complementa que, por meio da lei 15.971/2022, de sua autoria, ocorrem duas ações principais em Curitiba. A primeira é a frente educativa, que teve como objetivo mostrar o risco que existe de navegar pela internet. A outra ação foi estabelecer, por meio de uma frente preventiva, orientações de como os idosos podem evitar de cair nesses golpes.
>>> Confira o álbum completo da palestra clicando aqui.
Violência digital contra os idosos: Prefeitura trabalha com prevenção
“Neste mês de outubro nós iremos lançar o guia da Rede de Desenvolvimento Humano, que é justamente para integrar o diálogo entre a sociedade e a Prefeitura. Além de estarmos ampliando os cinco centros de convivência aos idosos, pois acreditamos que o diálogo intergeracional e políticas voltadas ao conhecimento da pessoa idosa, poderemos reduzir esses crimes que acontecem no ambiente digital”, disse Nelson Bucker, representante da SMDH.
Segundo Luciane Ferreira dos Reis, gerente de Políticas de Idosos da SMDH, Curitiba hoje conta com 321 mil idosos e esse número é um alerta para que haja políticas públicas que atendam de forma efetiva essa população. “Eu quero deixar claro que a Prefeitura está empenhada em entender como esses golpes se proliferam tão facilmente, mesmo que já haja políticas de combate a essa criminalidade. Precisamos cuidar dos idosos, e para isso é necessário agir”, completou Luciane Ferreira.
Sérgio Oliveira reforça cuidado com exposição em redes sociais
Entre as informações trazidas pelo palestrante, Sérgio Oliveira explicou que a exposição nas redes sociais é um dos principais meios que os criminosos conseguem acessar conteúdos básicos sobre o idoso. Entre os exemplos, estavam a disponibilidade de características físicas, o nome dos filhos e a localização em tempo real compartilhada pelos idosos.
“Quero deixar umas perguntas para vocês refletirem como estão utilizando as redes sociais: Devo publicar uma foto? Conteúdo pode ser ofensivo? Posso encaminhar qualquer conteúdo? Devo falar com desconhecidos? Tudo que está na internet é verdade? Posso repassar informações pessoais”, explicou Sérgio Oliveira sobre como se proteger da exposição frequente nas redes sociais.
Segundo Sérgio, os idosos acabam enfrentando um analfabetismo digital por conta da alta demanda de informação que o cérebro recebe. “Falta de habilidade e conhecimento para usar, entender e se beneficiar plenamente das tecnologias digitais, não se limitando apenas à leitura e escrita tradicionais. Nós precisamos instruir os idosos, não porque eles não têm capacidade de aprender, mas porque eles não têm acesso a rápida mudança tecnológica”, completou o palestrante.
Durante a palestra, idosos esclareceram as suas dúvidas e afirmaram que se sentem inferiores por caírem tanto em golpes. Em resposta, o palestrante afirmou que é comum cair em golpes e todos estão sujeitos a esse tipo de situação. Para ele, a forma mais segura de evitar que a fraude aconteça é evitar se expor tanto no meio digital. E, em caso de golpes, a recomendação é procurar a delegacia mais próxima e denunciar.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba