Ocupação Tiradentes, filiação, UPAs e mais notas do dia 22 de março

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Brunno Abati* — publicado 22/03/2023 16h35, última modificação 22/03/2023 16h44
Requerimentos lidos no pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Ocupação Tiradentes, filiação, UPAs e mais notas do dia 22 de março

Notas da sessão plenária do dia 22 de março. (Arte: Arquivo/CMC)

Ocupação Tiradentes I
Vereadores recepcionaram moradores da Ocupação Tiradentes, localizada no bairro CIC. Eles realizaram protesto em frente à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) devido risco de despejo sob ordem judicial. A sessão seria suspensa para a fala de representante da comunidade, após a votação dos projetos de lei, mas os debates em plenário se prolongaram. 

Ocupação Tiradentes II
A Comissão de Direitos Humanos, Defesa da Cidadania, Segurança Pública e Minorias convocou uma reunião extraordinária nesta quinta-feira (23), às 11 horas, para discutir a situação dos moradores da Ocupação Tiradentes. O debate do colegiado, presidido pela vereadora Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), será transmitido pelos canais da CMC no YouTube, no Facebook e no Twitter 

Nova legenda
Após deixar o Solidariedade, Tico Kuzma anunciou, durante a sessão desta quarta, a filiação ao PSD, ao lado dos vereadores Beto Moraes e Jornalista Márcio Barros. Líder do governo na Câmara de Curitiba, Kuzma também agradeceu ao governador Ratinho Junior e ao vice-prefeito Eduardo Pimentel pelo convite para integrar a legenda.

Obras e UPA I
Zezinho Sabará (União) dividiu a fala no espaço do pequeno expediente “em duas etapas”, como ele mesmo definiu. Na primeira parte, o vereador agradeceu “o pronto atendimento” da equipe da Secretaria Municipal de Obras Públicas na prevenção de enchentes no bairro CIC. “É assim mesmo que tem que ser. Atender nós que somos os representantes do povo, porque nós fomos votados para representar o povo. Nós que sabemos das demandas", declarou. 

Obras e UPA II
“A UPA CIC está um caos. A fila de espera na UPA CIC está de cinco a seis horas. Imagina você com uma criança doente esperar cinco, seis horas. Eu, se esperar duas horas, já pode me internar num hospício, já fico louco”, reclamou, na segunda etapa da fala na tribuna da Câmara. De acordo com ele, mães têm desistido do atendimento por não aguentarem ficar por horas na fila, sem se alimentar. “O pessoal fica esperando na porta da casa da gente para reclamar. Eu peço aos responsáveis que tomem providências”, cobrou Zezinho.

Reforma e UPA I
“Os moradores da Regional Boa Vista têm bons motivos para sorrir. 12 das 15 clínicas odontológicas que a prefeitura mantém na região foram completamente reformadas”, comemorou Osias Moraes (Republicanos). Outras obras, completou, estão quase finalizadas ou estão em fase de licitação.

Reforma e UPA II
O vereador, no entanto, também apresentou demandas na área da saúde pública do Município. “Eu recebi na última semana, semana passada, uma reclamação da UPA do Sítio Cercado”, relatou. “A UPA Sítio Cercado também está com o atendimento muito demorado e nós estamos pedindo à Secretaria da Saúde que possa rever o protocolo, que possa ter um equilíbrio entre o tempo [de espera], o servidor e o atendimento”, disse Moraes.

Grupo Lanteri I
A convite de Mauro Ignácio (União), o presidente do Grupo Lanteri, Aparecido Massi, foi recepcionado em plenário. “O Grupo Lanteri ficou cinco anos afastado de Curitiba e a boa notícia é que o Grupo Lanteri está voltando para Curitiba. Agora, em novo espaço, lá no bairro Orleans, ao lado do Santuário Nossa Senhora do Equilíbrio”, disse o vereador. “Neste ano, voltaremos com a Paixão de Cristo neste novo local.”

Grupo Lanteri II
Conforme Ignácio, o Grupo Lanteri recebeu apoio do Ministério da Cultura, do Governo do Paraná e da Arquidiocese de Curitiba. O vereador afirmou que também existem tratativas para que a Fundação Cultural de Curitiba (FCC) apoie o retorno das apresentações da Paixão de Cristo e do Auto de Natal à cidade de Curitiba, agora em novo espaço. “Que o Grupo Lanteri receba os nossos cumprimentos”, desejou o presidente Marcelo Fachinello (PSC).

Ações de cidadania
O vereador Pastor Marciano Alves (Solidariedade) ressaltou a realização do casamento coletivo no Estádio Joaquim Américo, a Arena da Baixada, no próximo sábado (25). Ele também citou que o Terminal do Carmo foi palco, na semana passada, de mais uma edição do Projeto Justiça no Bairro, coordenado pela desembargadora Joeci Machado Camargo. “Foi um sucesso muito grande”, registrou. Alves também lamentou o falecimento, na semana passada, do deputado estadual Amarildo Cruz (PT-MS).

Propriedade de imóvel*
Em pedido de informações oficiais à Prefeitura de Curitiba, o vereador Tito Zeglin (PDT) pergunta sobre a propriedade do imóvel de indicação fiscal 83.154.021, bem como se existem projetos de interesse público a serem desenvolvidos nesse espaço (062.00185.2023).

Educação municipal*
Nori Seto (PP) solicita informações à prefeitura de Curitiba sobre a provável data para a convocação de profissionais da área educacional aprovados por meio de concurso público, conforme editais normativos do ano de 2022. O parlamentar alega que a convocação supriria a falta de profissionais da Rede Municipal de Ensino (062.00186.2023).

Saúde pública*
Dois pedidos de informações oficiais do vereador Professor Euler (MDB) fazem questionamento à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre o número de médicos da rede pública de saúde e sobre a previsão da realização de novo concurso público (062.00187.2023). O segundo, por sua vez, trata da inclusão do Dia Mundial de Doação de Medula Óssea no calendário oficial de eventos do município (062.00188.2023).

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
*Notas revisadas pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba