OAB-PR convida vereadores para o 3º Congresso de Direito à Cidade

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 06/12/2021 18h07, última modificação 06/12/2021 18h07
A presidente da Comissão de Direito à Cidade, Cintia Fernandes, esteve na CMC fazer o convite, acompanhada do ex-presidente da CMC, Paulo Salamuni. Os dois são membros da PGM.
OAB-PR convida vereadores para o 3º Congresso de Direito à Cidade

Presidente da CMC, Tico Kuzma, recebe de Cintia Fernandes e de Paulo Salamuni convite para o evento. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Durante a sessão plenária desta segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Curitiba (CMC), os procuradores do município Cintia Fernandes e Paulo Salamuni convidaram os vereadores para participar do Congresso de Direito à Cidade. O evento será dia 14 de dezembro e tem como tema a “Comutação em face da Pandemia, dos 20 anos do Estatuto da Cidade e da Revolução 5G”.

A programação começa às 8h30 e vai até as 20h30, contando com oito mesas, com palestras, debates, lançamentos e cerimônias. “Estamos no terceiro congresso, que é reconhecido nacionalmente, e sempre contamos com a Câmara de Vereadores na realização deste evento. Então será uma honra a presença de todos”, afirmou Cintia Fernandes.

Teremos grandes pensadores do século 21 participando do evento, representando não só o Brasil, mas a compreensão de direito à cidade em toda a América Latina. Também teremos a presença de uma das maiores especialistas de políticas do solo urbano da Espanha”, completou Fernandes.

Dois motivos me trazem uma alegria muito grande. O primeiro é o fato de estarmos aqui celebrando a vida. Quero cumprimentar à Câmara pela forma que conduziu a cidade neste período de pandemia, a Casa cumpriu seu papel”, afirmou Salamuni, na tribuna do plenário. “E o segundo é por estarmos em uma sessão da Câmara, porque enquanto esta Casa estiver aberta, respira-se liberdade e democracia”, completou.

Salamuni anunciou que, em fevereiro de 2022, fará 36 anos como funcionário concursado da Prefeitura de Curitiba. “Eu tive a honra e o privilégio de presidir esta Casa em um momento delicado. E foi preciso coragem, a mesma que as senhoras e senhores [vereadoras e vereadores] têm. E a coragem é a matéria-prima da civilização, sem ela as maiores virtudes do ser humano sucumbem na hora do perigo. A coragem de manter esta Casa viva, a alegria do reencontro com os servidores, que hoje entendem tudo o que foi feito”, afirmou.

O procurador municipal parabenizou a CMC pelo trabalho e colocou-se à disposição, tanto pela Procuradoria quanto pelo gabinete do senador Oriovisto Guimarães (Pode), de quem é suplente.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Revisão: José Lázaro Jr.