Novos centros de ensino terão nome de paranaenses ilustres

por Assessoria Comunicação publicado 23/03/2011 20h25, última modificação 06/08/2021 09h56
Dois dos novos Centros Municipais de Educação Integral (CMEIs) que a prefeitura de Curitiba vai inaugurar em breve têm denominação escolhida por meio de projeto de lei. A Câmara Municipal aprovou, na tarde esta quarta-feira (23), a escolha do nome de duas figuras ilustres, que marcaram o cotidiano político e público da cidade nas últimas décadas.
Uma delas, a ex-primeira-dama e secretária estadual da Criança e do Adolescente, Fani Lerner, esposa do ex-prefeito e ex-governador Jaime Lerner, e o outro, do jornalista, advogado e empresário da comunicação, Francisco Cunha Pereira Filho, um dos fundadores do Grupo Paranaense da Comunicação (GRPCom).
Fani Lerner
O projeto indicando o nome de Fani Lerner para um CMEI foi apresentado pelo vereador Jair Cézar (PSDB) em 2009, ano de falecimento da ex-secretária. A discussão do projeto, votado e aprovado por unanimidade, contou com a presença da irmã da homenageada, Ester Proveller, presidente da Comunidade Israelita do Paraná, e de grande número de integrantes do Clube Soroptimista Internacional de Curitiba, conhecido por sua participação em serviços de voluntariado, que também notabilizaram a vida pública de Fani.
Na tribuna, Jair Cézar destacou o trabalho de Fani Lerner, tanto no município quanto no estado e os atos filantrópicos que “a aproximaram da população”. A sua atuação em favor da formação, alimentação e educação do menor e adolescente também foi ressaltada por diversos vereadores. Três parlamentares, em especial, tiveram convívio direto com ela: Nely Almeida (PSDB), que participou, como Fani, de trabalho junto a grupos de crianças e idosos; Julieta Reis (DEM), na criação de núcleos artesanais de vizinhança, e Algaci Tulio (PMDB), que foi vice de Jaime Lerner na prefeitura de Curitiba, e registrou em plenário as “incontáveis ocasiões de trabalho em prol da cidade.”
Francisco Cunha Pereira Filho
O renomado empresário da comunicação, que participou ativamente da vida de Curitiba e de seu desenvolvimento, teve o nome indicado por todos os vereadores, incluindo aqueles que ingressaram neste ano.
“Ao longo da história, doutor Francisco foi um dos maiores defensores das causas paranaenses”, reafirma o presidente da Casa, vereador João Cláudio Derosso (PSDB), um dos signatários do projeto coletivo. O jornalista comandou por mais de 40 anos o grupo de comunicação que batizou de RPC – Rede Paranaense de Comunicação, hoje GRPCom, com dois jornais, oito emissoras de televisão, duas rádios, um portal de internet e um instituto. Faleceu em março de 2009.