Novo coronavírus: confira perguntas e respostas

por Fernanda Foggiato — publicado 20/03/2020 11h15, última modificação 26/08/2020 15h42
Novo coronavírus: confira perguntas e respostas

CMC na mobilização contra o novo coronavírus: prevenir é o melhor remédio. (Arte: Letícia Bostelmann/CMC)

>>  O que é o novo coronavírus?
Coronavírus é uma ampla família de vírus responsáveis por infecções respiratórias. O novo coronavírus foi identificado em dezembro de 2019, na China. A doença causada por ele foi batizada, pela Organização Mundial da Saúde (OMS), de covid-19. 

No Brasil, o primeiro caso da pandemia foi confirmado no dia 26 de fevereiro, na cidade de São Paulo. Em Curitiba, o primeiro registro foi informado, pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), em 11 de março. A capital, até agora, não possui óbitos ou contaminação comunitária (local).

>> Como o novo coronavírus é transmitido?
Assim como na influenza e nos demais vírus respiratórios, a transmissão pode ocorrer pelo ar, se uma pessoa infectada tosse ou espirra. Também pode ser provocada pelo contato físico, como apertos de mãos, beijos e abraços, ou pelo contato com superfícies e objetos contaminados, como celulares, apoios do transporte público e maçanetas. O período médio de incubação (tempo entre a exposição ao vírus e a apresentação de sintomas) é de 5 dias, mas pode variar entre 2 e 14 dias. 

>> Quais os sintomas da covid-19?
Os principais são: febre, tosse, cansaço e dificuldade para respirar. Em um número menor de doentes, há espirro, coriza, diarreia, dor nas articulações e inflamação na garganta. 

Em casos mais graves, a infecção pode causar pneumonia, síndrome respiratória aguda grave, insuficiência renal e até a morte. Também existem pacientes assintomáticos, mas que transmitem a doença. 

Ainda não há vacina ou tratamento específicos, mas a maior parte dos casos são leves. Os principais grupos de risco são idosos, pessoas com doenças crônicas (diabetes, hipertensão, asma etc.), imunossuprimidos e fumantes. 

>> Como prevenir o contágio? 
É indispensável lavar as mãos constantemente, com água e sabão, até a metade do pulso, esfregando também a parte interna das unhas, por cerca de 30 segundos. Caso não seja possível lavar as mãos, usar álcool em gel na concentração de 70%. Antes de higienizar as mãos, evitar tocar olhos, nariz e boca. 

Também são medidas de prevenção: cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar, com o cotovelo flexionado ou com lenço descartável; evitar aglomerações; manter os ambientes bem ventilados; limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência; não compartilhar objetos de uso pessoal; evitar cumprimentos como apertos de mão, beijos e abraços; e utilizar lenços descartáveis.

Nessa quinta-feira (19), o Ministério da Saúde emitiu recomendação de isolamento domiciliar das pessoas com gripe ou sintomas da doença, seus familiares, das pessoas que coabitam os lares e também dos idosos, nos estados e cidades onde há transmissão comunitária do novo coronavírus.

>> Estou com os sintomas. O que devo fazer?
Em caso de sintomas de gripe ou resfriado, com bom estado geral, a recomendação da Prefeitura de Curitiba é ficar em casa por 14 dias, em repouso, seguindo as recomendações de higiene, para evitar a contaminação de outras pessoas. De acordo com o Ministério da Saúde, os médicos das unidades básicas de saúde do país serão orientados a fornecer atestados às pessoas com sintomas e a seus familiares. 

Se houver piora do estado, cansaço ou dificuldade para respirar, a Secretaria Municipal da Saúde está orientando a população pelo telefone (41) 3350-9000. O serviço está disponível das 8h às 23h, inclusive aos finais de semana. A ideia é evitar o congestionamento nas linhas do Samu e a sobrecarga das unidades básicas, Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e outros serviços de saúde, que também podem ser focos de contágio.

>> Quais as medidas adotadas pela Câmara Municipal na prevenção do novo coronavírus?
Assim como a Prefeitura de Curitiba e o Governo do Paraná, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) anunciou, na última semana, uma série de medidas para evitar a propagação do novo coronavírus. As sessões plenárias e reuniões de comissões foram limitadas a “casos de urgência ou de interesse público relevante”, com o objetivo de diminuir a circulação de pessoas nos prédios do Legislativo (saiba mais).

A Casa e os parlamentares, no entanto, mantêm suas atividades e os atendimentos à população. Os servidores trabalham em sistema de escala e em home office. Além dos canais de comunicação oficiais da CMC, pelo siteInstagramFacebookTwitter e YouTube, o contato pode ser feito diretamente com os 38 vereadores de Curitiba.